quinta-feira, 31 de março de 2011

Record enfrenta crise de audiência na dramaturgia

Pois bem, já estamos no ano de 2011, muitas novelas estreando, muitas terminando, outras conquistando o carinho do público, mas algumas...  Bom, algumas ainda estão escondidas atrás de investimentos, promessas e até de sonhos, com resultado zero, sem repercussão e pouca audiência.
Tem emissora por aí que investe em reprises, em telenovelas mexicanas, já outras, em inéditas e remakes, e uma, com altos sonhos, investe na "inovação".
Bom, essa que foi citada por último, leva o nome de REDE RECORD, exatamente o canal que há alguns anos vem investindo em sua teledramaturgia e até algum tempo atrás o resultado foi sempre satisfatório. Mas tem um porém aí nessa história, um grande obstáculo.
Muitos sabem que a Record em 2004-2005 obteve um grande avanço, principalmente neste ramo de novelas, realizando investimentos milionários, fazendo grandes contratações e com ótimas idéias "saindo do papel".
O resultado alcançado foi espetacular, podemos dizer. E seu sucesso foi sendo tracejado, até que suas novelas chegaram ao auge da repercussão e batendo recordes atrás de recordes, tanto na audiência, quanto no faturamento e carinho do público.
Mas como o sucesso, em muitos casos, inclusive nesse, subiu à cabeça. E infelizmente, destruiu tudo conquistado até o momento, inclusive o respeito e admiração.
Lembram de Caminhos do Coração? E de "Os Mutantes"? Ou será que alguém ainda consegue lembrar, aliás, esquecer de "Promessas de Amor"?
Acredito que não, pois foi exatamente essas duas últimas tramas citadas, que "destruíram" a teledramaturgia da Rede Record. Isso mesmo, foi a partir daí que o sucesso subiu à cabeça e o então autor da casa Tiago Santiago resolveu dar continuidade ao 1º sucesso da trilogia dos mutantes.
O motivo: A alta audiência, repercussão e o espaço conquistado na mídia. Mas não era hora de fazer o que foi feito, enfiar os pés pelas mãos, mas sim, dar continuidade ao sucesso através de outra maneira, investindo em novas tramas com certa periodicidade e tentando consagrar os horários de exibição, coisa que nunca foi feito, e tudo, com muita calma.
A palavra é essa, CALMA, coisa que a Record nunca teve, e foi isso que fez o "bolo desandar", faltou a bendita paciência na emissora, faltou eles pensarem duas vezes antes de fazer o que fizeram.
E as conseqüências estão vindo agora. Perda de inúmeros atores, queda significativa na audiência e repercussão zero.
A Record não soube aproveitar a chance que teve, essa que eu digo é em relação aos seus contratados, aos seus investimentos e por aí vai.
Pra que centenas de atores se não existe tramas para serem encaixados? Pra que longa duração nas novelas se o publico cansa rápido? Pra que altos investimentos se não tem boas idéias?
A obsessão pela tão desejada liderança fez a qualidade das novelas da emissora cair ano após ano. E toda essa divulgação que a Record adora fazer sobre o crescimento em audiência de suas tramas, não é verdade:
2004 - 19h30 - A Escrava Isaura - 13
2005 - 19h30 - Prova de Amor - 17
2008 - 21h30 - Amor e Intrigas - 12
2006 - 22h00 - Cidadão Brasileiro - 11
2007 - 22h30 - Vidas Opostas - 13
2008 - 22h30 - Caminhos do Coração - 15
2008 - 21h45 - Os Mutantes - 14
2009 - 22h30 - Chamas da Vida - 14
2009 - 21h30 - Promessas de Amor - 09
2009 - 22h30 - Poder Paralelo - 11
2010 - 22h00 - Bela, a Feia - 10
2011 - 22h15 - Ribeirão do Tempo - 11
2011 - 19h00 - Rebelde - 09
Um dos motivos que podem ser levado em conta é a enorme duração das tramas.
Mas porque isso? Não é muito melhor ter uma novela curta, leve e bem feita do que uma enorme novela sem graça e arrastada?
E a tendência é só piorar, tendo em vista que novelas passadas do canal sempre subiram na audiência em sua reta final ao contrário de "Ribeirão do Tempo", atual trama, que a um mês de terminar vê seu Ibope só cair, perdendo até mesmo a vice-liderança que ainda consegue segurar com muito suor!
Por: Mateus Casaro
RD1

Nenhum comentário:

Postar um comentário