quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Leona Cavalli se emociona com crianças em hospital; atriz fará pediatra em trama das 18h


 
Leona Cavalli mostra o estetoscópio em um hospital da zona sul do Rio de Janeiro. Em “A Vida da Gente”, a próxima novela das seis da Globo, a atriz vive a pediatra Celina (24/8/11)Ricardo Leal/UOL
Leona Cavalli vai viver uma pediatra em “A Vida da Gente”, próxima novela das seis da Globo, escrita por Lícia Manzo. Para encarnar Celina, ela resolveu fazer laboratório no hospital Copa D’Or, na zona sul do Rio de Janeiro, e também em um consultório particular. A equipe do UOLacompanhou, com exclusividade, um dia de Leona na unidade hospitalar. “A emissora sempre sugere que os atores façam laboratórios. Uns gostam e outros não. Eu sou do time dos que gostam”, revela a atriz. 
Ao chegar ao hospital, Leona é recepcionada pela pediatra Daniela Faria, que trabalha com crianças há 11 anos. Este é o segundo encontro das duas, que conversam sobre a rotina em uma unidade hospitalar. “No geral, imaginamos a garotada sempre feliz e brincando. E não é assim que a gente vê quando está aqui. Por isso, na hora em que a gente chega em casa, é preciso seguir a vida”, explica a médica.
Na trama, que estreia em setembro e tem direção de núcleo de Jayme Monjardim, Celina é casada com Lourenço, personagem de Leonardo Medeiros, e sonha ser mãe, mas o marido não quer ter filhos. “Ela vive um grande conflito porque ama crianças. E o casamento dela termina quando Celina descobre que o marido vendeu o sêmen e ele foi inseminado em outra mulher”, antecipa Leona.
A partir daí, Celina começa a se relacionar com outros homens para realizar seu grande sonho. “Essa personagem é muito bacana porque é diferente de tudo o que já fiz. E, mesmo com todo esse problema e trabalhando em um hospital, Celina é bem-humorada. Faço cenas muito engraçadas”, analisa a atriz.
Com o auxílio de Daniela, Leona afirma estar mais segura para fazer a personagem. “Ela me ensinou todos os passos de um exame de rotina, como ouvir o pulmão, avaliar a pele, a garganta e os ouvidos”, enumera. O que mais chamou a atenção da atriz durante o tempo em que ficou fazendo laboratório foi a preocupação dos médicos com cada paciente. “Esta é uma profissão que exige dedicação plena. Vi crianças internadas em UTI em estado grave, com dificuldades para respirar. Não é fácil”, admite a atriz.
Enquanto conversava com Daniela, Leona quis saber sobre Maria Clara, uma criança que estava internada na UTI na última vez em que a atriz esteve no Copa D’Or. “Ela tinha um defeito abdominal, que acarretou na má formação do pulmão. Agora, ela está no quarto. No dia 28 de outubro Maria Clara faz aniversário e estamos fazendo o possível para ela passe a data em casa”, responde a pediatra da unidade. Após a boa notícia, Leona fez questão de ir até o quarto para rever a menina. Saiu de lá extasiada. “Nossa! Como ela cresceu e engordou em apenas um mês. E está tão cabeludinha!”, observa.
Daniela segue pelo corredor do quinto andar e entra no quarto de Roberto Miguel, de 12 anos. Ele está internado na unidade por conta de uma infecção no osso do braço direito. Quando Leona chega, o menino, que está cursando o sétimo ano, está concentrado fazendo seu dever de matemática. Leona quer sabe como fica a escola durante o tempo em que ele está no hospital. “Meus professores são bacanas. E alguém sempre traz a matéria para eu estudar”, explica Roberto, que pede para tirar uma foto com a atriz. O pedido foi aceito de imediato.
Ao deixar o quarto de Roberto Miguel, Daniela segue dando suas instruções. Sempre que estiver examinando uma criança, o cabelo deve estar preso. Brincos, anéis e cordões exuberantes também não fazem parte da indumentária médica porque podem machucar o paciente. “Normalmente, a gente coloca a aliança de casamento em um cordão fininho”, ensina a pediatra. Curiosa, Leona quer saber se as unhas devem estar sempre pintadas com cores claras. “Isso não é uma regra. O importante é que elas estejam sempre limpas”, ensina Daniela.
Em suas pesquisas, Leona descobriu um fato interessante: poucos estudantes de medicina optam pela especialização em pediatria porque é preciso ficar 24 horas à disposição dos pacientes. “O pediatra não desliga. O celular tem que estar sempre ligado e, para viajar, é preciso deixar um outro médico de sobreaviso. Por isso, as pessoas estão preferindo se especializar em outras áreas”, justifica Daniela.
No final, Leona faz um convite a Daniela: “Eu já vim aqui e vi a sua rotina. Agora quero que você vá até o Projac acompanhar uma gravação e conhecer como funciona a rotina dos atores”. A médica prometeu aparecer.
Uol Televisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário