sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Globo planeja criar produtora para gravar novelas fora do Brasil


capa Globo planeja criar produtora para gravar novelas fora do Brasil
Os atores protagonistas da novela Laços de Sangue, primeia parceria da Globo com a SIC (Foto: Luiz Pinto Ribeiro/TV Globo)
Em parceria com a TV portuguesa SIC, a Globo está montando uma produtora de novelas em Portugal. Com a nova empresa, as duas emissoras vão passar a dividir lucros e custos de produções para o mercado português.
De acordo com Luis Marques, diretor da SIC, os detalhes do negócio e o modelo de colaboração ainda estão sendo estudados, mas deve estar concluído até ao final do ano.
Atualmente, Globo e SIC são parceiras na novela Laços de Sangue, mas a Globo não tem controle sobre a produção. A rede brasileira entrou com consultoria, mandou funcionários a Portugal para dar palestras e treinou funcionários da SIC. À emissora portuguesa coube entrar com toda a mão-de-obra.
No novo acordo, com a criação da produtora, a Globo deixa de fornecer apenas know-how. Passa a entrar em todas as etapas de criação e produção de novelas, incluindo roteiro, planejamento e definição de elementos artísticos. Se a parceria der certo, a Globo já tem planos de levá-las para outros países.
Laços de Sangue é a novela de maior sucesso da SIC. Em setembro, completa um ano no ar. O autor Aguinaldo Silva supervisionou os primeiros capítulos da história, definida na época como uma história enraizada na realidade portuguesa.
A parceria da Globo com a SIC difere da que a emissora brasileira tem com a Telemundo, braço latino da rede americana NBC, que recentemente lançou o remake de O Clone.
A nova produtora vai trabalhar apenas com a produção de títulos inéditos.
Daniel Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário