terça-feira, 6 de dezembro de 2011

‘Tapas & Beijos’, da Globo, é o seriado da nova classe média

Fernanda Torres, Fábio Assunção e Andrea Beltrão estão no elenco do seriado. Foto: TV GLOBO / Renato Rocha Miranda/Divulgação
O sonho de todo CEO, chairman, empresário e vendedor de biscoito polvilho doce é alcançar a nova classe média brasileira, que hoje corresponde a 104,5 milhões de habitantes. Facinhas, facinhas, Fátima e Sueli pegaram geral e hoje Tapas & Beijos é o quarto programa mais visto da Globo. Chegou a superar os 30 pontos de audiência. Um recorde.
A história muito bem escrita por Claudio Paiva, um craque em roteiros e em histórias em quadrinhos, que acertou a mira de primeira. Fátima, de Fernanda Torres, e Sueli, de Andrea Beltrão, são duas mulheres com mais de 40 anos que não são nenhuma perfeição, quase não têm dinheiro, não têm marido e tampouco um emprego fantástico. E ainda moram “mal”, a duas horas do serviço. Mas nada disso tira o humor da dupla e sua vontade de ser feliz.
São muito parecidas com milhões de brasileiras que vivem sozinhas, com ou sem filhos, pagam suas contas, são donas do seu(s) nariz(es) e ninguém tem nada com isso. Mesmo que costumem se meter em algumas “roubadas”. O habitat das mocinhas, como não podia deixar de ser, continua a ser Copacabana, o mais confuso bairro do Rio de Janeiro, com uma mistura do que pode existir de melhor e de pior em uma grande cidade.
Fátima e Sueli convivem com comerciantes, donos de lojas baratas e de boates mais ainda, garçons, marginais, policiais e outros representantes da fauna da metrópole. Os coadjuvantes – que nem merecem ser chamados assim – mantêm o bom nível de interpretação das protagonistas.
Vladimir Brichta, Flávio Migliaccio e Otávio Muller, Fernanda de Freitas, Fábio Assunção e Érico Brás constroem ótimos tipos, muito diferentes uns dos outros e capazes de criar, manter e desfechar conflitos que se estendem por todo o capítulo. Igualmente responsáveis pelo sucesso, os cenógrafos Felipe Serran e Andrea de Souza Dantas e o figurinista Antônio Medeiros sequer pesam na mão: o exagero de um pode ser o naturalismo de outro.
É um pouco esse meio termo e essa dupla leitura do que vemos e ouvimos que torna Tapas & Beijos ainda mais interessante. A classe média sempre foi desprezada por um tipo de intelectualidade que a considerava domesticada, subserviente e sem imaginação, distante da sofisticação da alta cultura, no andar de cima, e da força e da verdade do trabalhador e da marginalidade, no de baixo. A direção de Mauricio Farias oferece aos atores planos gerais nos quais o humor coreográfico e chanchadeiro se desenvolve com liberdade. Esse mundo ainda é um pandeiro.
Tapas & Beijos - Rede Globo – Terça-feira, às 22h25.
Com informações do Portal Terra, por Mauro Trindade

Nenhum comentário:

Postar um comentário