segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Aguinaldo Silva critica ‘Globo Repórter’ sobre telenovelas

“Vendo o Globo Repórter de ontem [sexta-feira] cheguei a uma conclusão incrível: novela dá em árvore! Não tem autor, apenas brota nas matas do Projac!”.
A declaração acima é de Aguinaldo Silva, autor de Fina Estampa. Ele a publicou sábado, em seu perfil no Twitter. Referia-se ao Globo Repórter da última sexta-feira (9), sobre os 60 anos de telenovelas no Brasil.
Apesar de ter tido cenas de algumas de suas novelas exibidas, como Tieta (1989), Silva não foi citado como o autor delas, nem convidado para dar entrevista.
Apesar de ser especial dos 60 anos da telenovela no Brasil, o Globo Repórter não ouviu nenhum autor, diretor ou executivo. Além de atores _Francisco Cuoco, Regina Duarte, Tony Ramos, Gloria Pires, Mariana Ximenes, Cauã Raymond e Lima Duarte_, o programa ouviu uma costureira, uma figurinista e um cenógrafo.
A opinião de Silva, no entanto, foi diferente da autora Glória Perez. No Twitter, ela disse que achou o programa “emocionante”. Glória teve várias cenas de suas novelas lembradas, entre elas, Caminho das Índias (2009), vencedora do Emmy Internacional de melhor novela.
Entrevistado pela jornalista Glória Maria, o ator Tony Ramos chorou ao se lembrar de uma das cenas de Caminho das Índias.
Grandes nomes da história da telenovela brasileira, Ivani Ribeiro, Janete Clair e Dias Gomes também não foram citados pelo programa.
A Globo ainda omitiu o nome da primeira novela diária, 2-5499 Ocupado, exibida em 1963 pela TV Excelsior. Relembrou apenas de Sua Vida Me Pertence (1951), exibida duas vezes por semana, na TV Tupi.

Daniel Castro- R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário