sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Elenco de 'A Vida da Gente' encara sol forte em gravações iniciais


O clima é de descontração durante as primeiras gravações de 'A Vida da Gente'. Foto: Luiza Dantas/TV Press
O clima é de descontração durante as primeiras gravações de 'A Vida da Gente'
Foto: Luiza Dantas/TV Press

O horário das seis mais uma vez será usado pela Globo para experimentar novas abordagens. Depois da bem-sucedida investida pelo Nordeste brasileiro com Cordel Encantado, a emissora prepara, para o próximo dia 26 de setembro, o lançamento da dramática A Vida da Gente, que marca a estreia de Lícia Manzo como autora titular de uma novela. Ambientada entre Porto Alegre e Rio de Janeiro, a trama começou a ser gravada em meados de junho e contou com externas em lugares como Buenos Aires e Ushuaia, na Argentina, Bonito, no Mato Grosso do Sul, além das cidades gaúchas de Gramado e Canela. Atualmente, as gravações concentram-se nos estúdios da Central Globo de Produção, onde em apenas três semanas, as equipes de direção de arte e cenografia da novela transformaram o cenário da boate Barão da Gamboa, de Insensato Coração, na casa da família Macedo, núcleo principal do novo folhetim. "A mudança foi em tempo recorde. A ideia é que o cenário tenha a cara de uma residência típica de Porto Alegre. É toda feita em madeira e com muitas plantas", conta Lara Tausz, produtora de arte da novela.



GERALDO BESSA
Neste cenário, foi gravada uma das sequências principais do primeiro capítulo da história. A primeira cena é um "flashback" que mostra a festa de 10 anos da protagonista Ana, de Fernanda Vasconcellos. A segunda, mostra o aniversário de 17 anos da mocinha. A junção desses "takes" evidenciam a passagem de tempo na vida dos personagens da trama. Sob o comando do diretor Fabricio Mamberti, a equipe respeita a ordem cronológica dos acontecimentos e começa a gravação pela festa de 10 anos da menina, filha de Eva, de Ana Beatriz Nogueira, e enteada de Jonas, de Paulo Betti. "A novela fala sobre o surgimento natural dessas novas famílias. A Eva já tem duas filhas quando se casa com o Jonas, que tem um casal de filhos. Entre tristezas e alegrias, esta família vai sobrevivendo", explica o diretor. Na primeira sequência, Fabricio pede para os atores e figurantes cantarem oParabéns Pra Você com empolgação. Com o jardim da casa tomado por crianças, decorado por bolas coloridas e muitos doces, o diretor demora a ficar satisfeito com a cena, que chegou a ser repetida por quatro vezes. "Não quero que ninguém mexa nas câmaras. Essa marcação é importante para dar continuidade", avisa o diretor.
Com a festa infantil devidamente captada, a equipe de produção começa a transformar o cenário no aniversário de 17 anos da jovem tenista Ana. Enquanto a decoração é alterada, Ana Beatriz e Paulo vão para o camarim trocar a caracterização, eles são os únicos que estão nas duas cenas. Na volta, Paulo aparece com um visual mais sóbrio e Ana Beatriz surge com os cabelos curtos. Fernanda Vasconcellos e Marjorie Estiano, intérprete de Manu, a outra filha de Eva, os esperam para gravar. "O clima na festa é de felicidade, mas logo depois tudo muda. Ao mesmo tempo, a mãe delas vai se separar do padrastro e minha personagem irá se envolver com o filho dele, Rodrigo, papel do Rafael Cardoso", adianta Fernanda. A cena ainda conta com a participação da atriz Gisele Fróes, que interpreta Vitória, preparadora técnica da atleta.
Mesmo sob sol intenso e muito calor, o elenco está caracterizado como se estivesse no frio de Porto Alegre. O sol insiste em invadir a cena, o que faz o diretor providenciar a proteção de um toldo para bloquear os raios solares. "Mas bá tchê, que frio!", brinca Paulo Betti, imitando o sotaque gaúcho, enquanto o diretor faz a marcação da cena. O bom entrosamento entre os atores e direção é evidenciado pelas brincadeiras durante o ensaio, até quando um deles erra na entonação do texto. Depois de cantar novamente o Parabéns Pra Você, os personagens se reúnem em um brinde para celebrar a data. As duas cenas demoraram cerca de seis horas para ficarem prontas e contaram com a colaboração de 140 profissionais, entre maquiadores, figurantes, produtores e outros. "A equipe está muito integrada. Estamos com uma boa frente de capítulos e felizes com o resultado", valoriza Fabricio, que divide a direção da novela com Tereza Lampreia e com Jayme Monjardim, diretor de núcleo da produção.
TV Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário