quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Jornal Nacional vence Emmy por cobertura da ocupação do Alemão


O prêmio é considerado o Oscar da televisão mundial. A cerimônia foi na noite desta segunda-feira (26) em Nova York.


O Jornal Nacional ganhou o prêmio Emmy Internacional, na categoria notícia. Foi pela cobertura da ocupação do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, no ano passado. O prêmio é considerado o Oscar da televisão mundial. A cerimônia foi na noite desta segunda-feira (26) em Nova York.
"As pessoas que estão nesta sala, nesta noite, representam o que há de melhor no telejornalismo”, disse o presidente do comitê executivo da Academia de Artes e Ciências da Televisão, Malachy Wienges.
Produtores, editores, repórteres e apresentadores premiados, como Dan Rather, que por 24 anos apresentou um dos principais telejornais dos Estados Unidos, e Anderson Cooper, apresentador e repórter da CNN. E ainda dezenas de outros, que explicam o que é disputar e levar o Emmy:
“É fantástico”, diz o produtor.
“São as pessoas do seu próprio meio falando que você mandou bem", explica Larry King, um dos mais famosos apresentadores de programas de entrevistas nos EUA e que ganhou o Emmy pela carreira, e que falou à equipe vencedora do Jornal Nacional. "Tenham orgulho", disse ele.
O júri do Emmy Internacional é formado por centenas de profissionais de diversos países com experiência reconhecida. Os concorrentes não têm acesso a informações sobre quem são os jurados e nem sobre onde acontecem os julgamentos. Por isso, a hora da abertura do envelope é uma surpresa completa. Quem anuncia é o presidente do Emmy Internacional.
No discurso de agradecimento, William Bonner disse, em inglês, que este é um momento especial para a história do Rio de Janeiro e também do Brasil, porque o trabalho de reportagem registrou o momento onde o governo tentou mudar o método usado para livrar a população da dominação dos traficantes de drogas.
Não há quem trabalhe com TV que não sonhe em ter a estatueta nas mãos. O troféu é muito bonito, pesado e dourado. Mas, por trás desse prêmio, está uma história de libertação.
O Jornal Nacional concorreu com a cobertura, em novembro de 2010, da retomada do Conjunto de Favelas do Alemão, no Rio, pelas forças públicas de segurança. Toda a operação, em detalhes, foi acompanhada em casa, pelos telespectadores. Inclusive com as imagens impressionantes da fuga em massa dos traficantes, feitas do Globocop, pelo operador de sistemas Francisco de Assis.
“Nos últimos nove anos, o JN esteve sete vezes colocado entre os quatro melhores telejornais do mundo. O seu trabalho foi reconhecido desta maneira pela academia de televisão. Eu acho que isso é uma prova da qualidade da televisão que fazemos no Brasil, do telejornalismo que fazemos na Rede Globo”, afirmou William Bonner.
O Jornal Nacional havia sido finalista do Emmy em 2002, com a cobertura, feita um ano antes, dos atentados de 11 de setembro. Em 2005, concorreu com as reportagens sobre a reeleição do ex-presidente George Bush. A partir de 2007, o Jornal Nacional sempre foi finalista. Primeiro, com a Caravana JN, que percorreu o Brasil em 2006. No ano seguinte, com a cobertura do acidente do Airbus da TAM, em São Paulo. Em 2009, a indicação veio com a reportagem sobre o caso da jovem Eloá, sequestrada e morta pelo ex-namorado em Santo André, no ABC Paulista. Um ano depois, o JN chegou de novo à final com a cobertura do apagão de energia em 18 estados que afetou milhões de pessoas.
A TV Globo já conquistou outros quatro prêmios Emmy Internacional. Um foi concedido ao jornalista Roberto Marinho. Já o último veio em 2009, com a novela Caminho das Índias. Desta vez, o Emmy é do Jornal Nacional.
“Esse é o prêmio mais importante que a gente já conseguiu até hoje, e eu diria que é o reconhecimento e a confirmação do trabalho que a gente vem fazendo no Brasil e no dia a dia nos nossos telejornais. É o Jornal Nacional que está recebendo este prêmio, mas eu diria que todo o trabalho de jornalismo da Rede Globo está homenageado através deste prêmio”, disse Carlos Henrique Schroder, diretor-geral de Jornalismo e Esporte da TV Globo.
Os outros finalistas que disputaram o Emmy na categoria notícia foram as seguintes redes de TV: Sky News, do Reino Unido; a RUV, da Islândia; e a ABS-CBN, das Filipinas.
Jornal Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário