quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Brasil “paga mico” com shows em inglês no Miss Universo


Mais que um concurso, Miss Universo é um programa de televisão. A marca “Miss Universe” pertence a um grupo americano, dirigido por Donald Trump, que produz e exibe o evento da maneira que bem entende, não importa onde ele esteja ocorrendo.
Realizado pela primeira vez no Brasil, reproduziu exclusivamente os clichês a respeito do país. O momento mais “Carmem Miranda” do espetáculo foi o número musical apresentado por Claudia Leitte. Cantando em inglês e em espanhol, cercada por bailarinos sem camisa, a baiana (nascida em São Gonçalo-RJ) pode ter achado que era uma oportunidade de mostrar o seu talento para o mundo, mas foi apenas um “mico”.
Bebel Gilberto, igualmente, cantou em inglês no outro número musical da noite. É verdade que não apresentou o mau gosto de Claudia Leitte, mas ao interpretar “Close Your Eyes”, música de seu repertório, serviu apenas para reforçar estereótipos sobre o “The Bossa Nova queen”, como foi chamada por sites americanos.
Houve, ainda, da parte dos apresentadores do concurso, agradecimentos à Band, parceira do evento, e ao patrocínio do governo de São Paulo e da prefeitura municipal. E vídeos com imagens “turísticas” da cidade. Nada além disso.

Veja abaixo trechos da apresentação de Claudia Leitte no Miss Universo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário