domingo, 12 de junho de 2011

Uma rival para a Turma da Mônica

A animação brasileira Peixonauta, da TV PinGuim, vira sucesso na tevê, chega a 67 países e já estampa 300 produtos de 20 empresas
Por Carlos Eduardo Valim
peixonauta3_site.jpg
A dentuça Mônica com seu coelhinho azul e o menino de cabelo espetado Cebolinha ganharam um rival à altura. Trata-se do Peixonauta, um peixe com uniforme de astronauta, criado pelos animadores brasileiros Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, sócios e fundadores da TV PinGuim, de São Paulo. Esse simpático personagem se transformou na sensação do canal pago Discovery Kids e chegou à tevê aberta. Quando foi lançada, em 2009, a série de animação brasileira se tornou o programa mais assistido do canal voltado para crianças, em apenas uma semana. 
‘Uma nova série normalmente demora entre dois e três meses para pegar’, afirma André Rossi, diretor de programação dos canais Discovery. Pouco tempo depois, o Peixonauta já era o programa mais visto da tevê por assinatura nacional. No SBT, onde estreou em maio, já atingiu picos de nove pontos de audiência e 58% de participação no seu horário, segundo o Ibope. ‘O Peixonauta provou que uma animação nacional faz diferença na programação’, diz Celia. 
 
34.jpg
Brincadeira de adultos: Peixonauta e seus amigos, o macaco Zico e a menina Marina, trouxeram estabilidade financeira à TV PinGuim, dos sócios Celia Catunda e Kiko Mistrorigo
 
O sucesso, em especial com as crianças em fase pré-escolar, fez explodir o número de produtos licenciados. O Peixonauta e sua turma, o macaco Zico e a menina Marina, estampam cerca de 300 produtos de 20 empresas. Eles estão presentes em artigos de marcas tão diferentes quanto a Riachuelo (de cama, mesa e banho), a Editora Melhoramentos (responsável pela série de 16 livros já lançados) e a Regina, que faz lembranças de festas de aniversário, como chapeuzinhos e pratos para bolos. 
 
A expectativa é de que o número de artigos licenciados aumente com o início das transmissões na tevê aberta. ‘O SBT leva o desenho a um novo público’, afirma Gaspar Marçal da Silva, executivo de negócios da emissora de Silvio Santos. ‘Cobrimos 98% do Brasil, com audiência que vai das classes A até a E.’ O acordo com a TV PinGuim dá à rede uma participação não informada nas vendas dos produtos licenciados com a marca Peixonauta. Outros incentivos para o aumento do interesse pela personagem serão o filme em 3D para cinema e a segunda temporada da série, ambos programados para 2012.
 
35.jpg
 
 
A animação da TV PinGuim atrai elogios até do mais bem-sucedido criador de personagens e pai das séries animadas brasileiras, Mauricio de Sousa. ‘O Peixonauta é um trabalho bonito e um exemplo de como os animadores brasileiros aproveitaram bem um momento de crise econômica em que se fecharam as portas para muitas produtoras internacionais’, diz. O pai da Turma da Mônica foi o pioneiro do licenciamento das imagens de personagens nacionais para produtos. ‘Mais de 70% do nosso faturamento vem de licenciamento’, afirma. ‘Temos mais de 3 mil produtos, feitos por 120 empresas.’ Na TV PinGuim, essa fonte representa 35% da receita. A principal fatia do faturamento ainda provém da venda dos direitos de transmissão da série. Isso se justifica pelo desenho animado ser transmitido em 67 países. ‘Estamos nos Estados Unidos, Canadá e Coreia do Sul com sucesso’, diz Mistrorigo. ‘A Al Jazeera transmite nos países árabes e a Discovery, em toda a América Latina.’
 
36.jpg
Crias do Peixonauta: sucesso do peixe astronauta fez TV PinGuim desenvolver novos projetos de animação, como a série Earth to Luna! 
 
A consequência mais festejada é a estabilidade financeira que o Peixonauta deu à TV PinGuim. Desde que foi desenhada pela primeira vez pelo lápis de Celia, em 2000, até chegar às telinhas da tevê paga, a personagem levou cerca de nove anos. Durante cinco deles, houve a busca por fontes de financiamento, até a Discovery decidir financiar parte do projeto. Após essa fase, ainda foram necessários quase dois anos e 90 animadores para finalizar os 52 episódios de 11 minutos da primeira temporada. 
‘Agora, o Peixonauta virou uma empresa dentro da empresa, com a capacidade de viabilizar outras ideias’, afirma Celia. Graças ao peixe astronauta, está sendo possível começar novos projetos antes mesmo de atraírem financiamento externo. O próximo a sair das pranchetas deve ser uma série educativa chamada Earth to Luna! – que deve receber, no Brasil, o nome de Luna Chamando -, já vendida à Discovery e à TV Brasil. A dupla Mistrorigo e Celia também começou a elaborar o longa-metragem Tarsilinha, baseado na pintora Tarsila do Amaral. E ainda sobra tempo para a criação de uma nova empresa que vai desenvolver produtos para novas mídias.
IstoÉ Dinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário