segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Record: a vergonha alheia de uma emissora sem rumo



A TV brasileira protagonizou neste domingo um dos episódios mais lastimáveis da história de nossa televisão. Um país que ainda tem neste veículo a principal fonte de informação de sua população e que carrega com orgulho diversas conquistas nos seus mais de 60 anos de história, viu tudo isso ruir diante da situação mais constrangedora a que se teve notícias.

Foi ao ar no principal programa jornalístico da segunda maior emissora do Brasil, o Domingo Espetacular da Rede Record, uma entrevista bizarra com o presidente da emissora e proprietário da Igreja Universal do Reino de Deus, Bispo Edir Macedo. Sob a alegação de que como jornalístico era necessário ouvir o outro lado a respeito das recentes denúncias publicadas pela Veja contra o manda-chuva da emissora, a revista eletrônica levou ao ar, sem dúvida, a entrevista mais triste da TV brasileira.

Que Edir Macedo como qualquer cidadão tem direito a defesa diante de acusações é inegável, porém, jornalismo sério não faz o que foi feito. Ele se apoderou dum espaço no horário de maior audiência de sua própria emissora para soltar uma enxurrada de acusações contra a mídia e não se defendeu em nenhum momento. Independente da forma como o poderoso Bispo enriqueceu – isso deve ser discutido na Justiça – ele não pode usar o poder de ser presidente de uma emissora de TV para fazer o que quiser.

Muito pior do que isso, Edir usou o espaço que deveria ser utilizado para reportagens sérias e de interesse nacional, para rebater o que ele chamou de “boatos mentirosos” sobre a situação da Rede Record. Macedo falou sobre “invenções midiáticas” e que sua emissora não enfrenta qualquer crise e frisou estar contente com o trabalho de direção da emissora Honorilton Gonçalves. É ridículo que o dono de uma emissora leve a público esse tipo de declaração.

Edir Macedo não só rasgou, mas fez com que jornalistas sérios e respeitados rasgassem tudo que o bom jornalismo preza para levar essa entrevista ao ar. Entrevista esta que nada esclareceu e não foi de utilidade pública, afinal, interessa ao público saber quem dirige a emissora e se o dono está satisfeito? Interessa ao público saber das brigas entre Edir e Veja? Antes, interessa ao público saber se, de fato, a IURD financia a Record. Interessa ao público saber se, de fato, Edir Macedo enriqueceu de forma ilícita. Interessa ao público saber, de fato, se a Record tornou-se refém de uma igreja que utiliza o charlatanismo como fonte de renda. E para isso não houve respostas.

Tv x Tv

Nenhum comentário:

Postar um comentário