domingo, 18 de setembro de 2011

Mesmo em horário ingrato e com problemas de acabamento, ‘Projeto Fashion’ é atração divertida


Reinaldo Lourenço, Susana Barbosa, Adriane Galisteu e Alexandre Herchcovitch
Acostumada a comandar programas de auditório, Adriane Galisteu enfrenta agora um desafio em sua carreira. Apresentar um reality show, num estúdio frio, tentando manter certo distanciamento dos competidores. Quem assistiu o primeiro episódio de “Projeto Fashion” percebeu que a loira estava “testando o sapato novo”, ainda se adaptando ao novo papel. Não, ela não estava insegura. Longe disso. Apenas procurando o tom certo. Compreensível.
Galisteu é uma apresentadora que interage bem com seus convidados e não por acaso teve bons momentos durante a deliberação do júri, fazendo boas inferências e sendo assertiva. É quando dá ordens aos participantes que aparenta um certo desconforto – que certamente será contornado nas próximas edições. A loira, aliás, tratou de criar personalidade própria e abandonar expressões da versão original. Nada de falar “auf wiedersehen” (tchau, em alemão), “you’re in” ou “you’re out” (expressões que mostram o que está na moda ou não na hora da eliminação). A apresentadora tem talento inegável. Comparada às que atualmente estão no ar, certamente é uma das melhores.
“Projeto Fashion” é um bom programa. Adaptação de uma franquia de sucesso, pode ser considerado uma aposta ousada da Band. Afinal, apesar de o Brasil ser um país muito bem sucedido no mundo da moda, a grande população ainda não tem acesso a esse universo em larga escala. Querendo ou não, uma competição de estilistas apela a um público segmentado. É exatamente por isso que um reality show como este tem de apostar em bons personagens para cativar a audiência. Este pode ser considerado um dos pecados deste primeiro episódio. Faltou apresentar melhor os competidores, descobrir algumas nuances que os revelasse melhor. Ainda assim, figuras como o jovem Weslley Alegretti se sobressaíram – e muito.
Para ficar mais “redondo” e gostoso de assistir, é preciso que a Band invista mais em acabamento. Falta ritmo na edição em alguns momentos, a trilha é fraca (num bloco houve espaço para uma música que lembra aquelas de elevador) e a direção – especialmente na externa gravada num parque na prova do guarda-chuva – deixou um pouco a desejar, com cortes bruscos e enquadramentos estranhos – devidamente melhorados quando dentro do estúdio, é preciso dizer. Seria indicado também destinar um pouco mais de tempo para a apreciação das roupas. Com tantos participantes, alguns modelitos são esquecidos rapidamente, não podem mais ser comparados.
Ainda assim, “Projeto Fashion” é gostoso de assistir, tem jurados interessantes e personagens que provavelmente renderão cenas divertidas. Uma pena que esteja escondido na grade de programação da emissora, num dia e horário ingratos. Não à toa a audiência de estreia foi bem ruim. Talvez seja a hora de a Band ser ousada também no posicionamento e promover a mudança para um dia útil.
Na TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário