quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Google e Facebook ameaçam parar por 1 dia

Empresas consideram interromper acesso aos seus serviços por um dia como protesto contra lei antipirataria que tramita no Senado americano.
O mundo pode ficar sem três dos principais sites da internet por um dia inteiro. Google, Amazon e o Facebook pretendem ficar fora do ar em protesto contra a proposta de regulamentação da rede que tramita no Senado norte-americano.
A lei, conhecida como SOPA (Stop Online Piracity Act), quer tornar os sites responsáveis por todo e qualquer conteúdo que for postado pelos usuários. As penas por violações podem variar do bloqueio dos endereços até a prisão dos donos.
O projeto é fortemente apoiado por representantes da indústria musical e cinematográfica e que tem como objetivo exterminar a distribuição gratuita de seus produtos na web.
O que é o projeto
SOPA-Stop-Online-Piracy
O Sopa (Lei para Parar com a Pirataria On-line, em inglês) tem colocado em fronts opostos setores do Congresso dos EUA, gigantes da área de entretenimento e titãs da internet, apoiados por juristas e acadêmicos.
A favor da lei, estão as indústrias de cinema, TV e música, além de provedoras de TV a cabo e internet.
No campo oposto, estão empresas como Google, Yahoo!, YouTube, Facebook, Foursquare e Mozilla, que afirmam que a linguagem vaga do projeto torna portais, sites de busca e redes sociais legalmente responsáveis por abrigar sites e links com conteúdo pirata e passíveis das mesmas penas: bloqueio sumário e veto a anunciantes.
Com esse ônus, a lei busca monitorar com lupa o conteúdo. As empresas, porém, dizem que é tarefa impossível e que seriam levadas a censura preventiva.
 FONTE: MUNDO CONECTADO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário