Saiba como foram as gravações com nossas estrelas em papéis inusitados
Há mais de trinta anos no ar, o tradicional filme da Rede Globo vem se renovando a cada ano em busca de uma mensagem criativa de boas festas aos telespectadores. A partir desta segunda, 28, a vinheta, que foi mostrada pela primeira vez no Fantástico deste domingo, começa a ser exibida nos intervalos da programação com a assinatura "A gente se liga em você". No vídeo, as estrelas da Rede Globo atuam como garçom, taxista, sorveteiro, arrumadeira, babá e outras funções que fazem parte do dia a dia dos brasileiros, reforçando o conceito do novo slogan da emissora, lançado em abril. (Ao lado, você pode conferir como ficou o resultado desta campanha)
Dirigida por Jayme Monjardim e João Daniel Tikhomiroff, a campanha reúne cenas com apresentadores e artistas da emissora, que servem também de coral para ninguém menos que o Rei Roberto Carlos. Pela primeira vez, o cantor participa interpretando a clássica canção “Um novo tempo”, de Marcos Valle, Nelson Motta e Paulo Sérgio Valle, e que esse ano ganhou um novo arranjo de Guto Graça Mello.
Nos bastidores
- Tudo foi pensado nesse momento da família brasileira em que de repente todos os artistas da Rede Globo estão em suas casas, servindo, ajudando, fazendo esse momento família e a gente poder compartilhar isso tudo. A ideia é essa, um encontro entre a família brasileira com os artistas e com as nossas estrelas - explica Jayme Monjardim.
Com mais de 10 dias de pré-produção e 500 profissionais envolvidos entre pintores, marceneiros, contra-regras e maquinistas, a mensagem deste ano conta uma história com os personagens vividos por Renato Aragão, Dedé Santana, Fausto Silva, Serginho Groisman, Luciano Huck, Angélica, Ana Maria Braga, William Bonner e Xuxa, que juntos, cada um dentro da sua função, são responsáveis por fazer o natal acontecer.
- Tivemos um verdadeiro exército envolvido nesse projeto. São cerca de 500 profissionais, trabalhando direta e indiretamente nesse cenário. Só de lâmpadas lineares, são mais de 7.200 metros, além de cerca de 3.000 metros de outros tipos de luzes - explica a cenógrafa May Martins.
(No vídeo ao lado, confira os bastidores das gravações)
As luzes da cidade cenográfica, responsáveis por guiar a história e dar o tom emocional da mensagem, também estão presentes no coral com Roberto Carlos.
- Essa é uma chamada bem diferenciada. O trabalho do visual é um conjunto da cenografia com a produção de arte e durante esses quinze dias tivemos vários desafios, como milhares de luzes de natal - conta a diretora de arte, Tiza de Oliveira.
Enquanto Luciano Huck é um taxista que está levando o pai de família para casa com os presentes, Renato Aragão e Dedé Santana são os responsáveis por arrumar as casas com as mais de 7.000 lâmpadas que completam a decoração da cidade. Com tudo preparado, é a vez de todos curtirem uma festa na casa, onde uma grande família tipicamente brasileira se reúne para assistir ao show de Roberto Carlos na TV.
Affonso Beato, diretor de fotografia, que já participou de Maysa - Quando Fala o Coração, de A Grande Família e da abertura de Fina Estampa, veio ao Brasil especialmente para criar o conceito de imagem da campanha.
- A minha função no especial deste ano é mais de integração, de desenho e criação da imagem e servir de entrosamento entre a cenografia, iluminação e engenharia.
Mas não foi só o cenário que precisou ser trabalhado nos mínimos detalhes. O figurino também foi pensado com muito cuidado e em conjunto. Sônia Tomé e Emília Duncan, figurinistas responsáveis pela criação do conceito, definiram as vestimentas dos personagens em conjunto com as figurinistas de cada um dos apresentadores, que mantiveram alguns de seus acessórios particulares, como o terno de Fausto Silva e as bijouterias de Xuxa.
Clima de confraternização
E o clima de final de ano também apareceu nos intervalos das gravações. Muitos dos artistas e apresentadores convidados aproveitaram a oportunidade para rever grandes amigos. As gravações, apesar do trabalho intenso, refletiam um clima de fim de ano antecipado. William Bonner, que encarnou um carteiro na campanha, afirmou que a mensagem de final de ano proporciona reencontros, além da possibilidade de falar diretamente com o público.
- Eu acho que o que fica sempre dessa brincadeira, que é a gravação da mensagem de fim de ano, são duas coisas: a primeira é a oportunidade de encontrar colegas que nem sempre vemos e a segunda é que a gente se une nesse momentos sempre para mandar o nosso feliz Natal, nossos votos de feliz ano novo para o público - e brinca - esse ano eu pude contracenar com Ana Maria Braga.
Já para Fausto Silva, que atua como garçom, a mensagem de fim de ano da Rede Globomostra a importância do envolvimento de todos os profissionais para um bom resultado:
- O espírito é de confraternização de profissionais de todas as áreas. Essa é uma boa oportunidade para que todos vejam que o sucesso da Rede Globo é o resultado do trabalho de equipe em todos os sentidos e é bom ter isso em mente - explica.
Sempre ligada aos baixinhos, Xuxa aparece de babá na mensagem de 2011. A apresentadora comemorou o papel escolhido e aprovou o conceito do vídeo:
- Há 25 anos que eu estou na Rede Globo e me considero uma babá mesmo. As mães sempre deixaram seus filhos comigo. Foi muito natural fazer uma coisa que eu tenho certeza que as pessoas vão olhar e dizer: é ela mesmo, fazendo o que a gente imaginou que deveria ser feito. E eu acho a ideia muito legal porque é como se fosse a casa das pessoas e a gente ao invés de entrar pela televisão, vai estar convivendo com elas, vestindo nossos papeis.
Criado pela Central Globo de Comunicação em parceria com a agência W/McCann, o filme, que mostra, de forma carinhosa, a emissora e seus profissionais fazendo parte da vida dos brasileiros, tem 75 segundos, entra no ar nesta segunda-feira, dia 28, e permanece na programação até o dia 6 de janeiro.
Rede Globo.
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