sexta-feira, 10 de junho de 2011

Segundo dia temático do Amigos da Escola acontece nesta sexta-feira, 10


"Educação e Valores" é o tema das atividades do projeto deste ano


Está marcado para a próxima sexta-feira, 10 de junho, o segundo dia temático do projetoAmigos da Escola em 2011. Cerca de 36 mil estudantes, profissionais da educação, voluntários e pessoas da comunidade participarão de atividades em torno do tema “Educação e Valores” - selecionado para este ano. Ao todo, escolas públicas de 21 estados e Distrito Federal participarão da mobilização simultaneamente. Outras duas edições do evento acontecem ainda este ano, nos dias 26 de agosto e 27 de outubro.
Amigos da escola (Foto: Divulgação TV Globo)Cerca de 36 mil estudantes, profissionais da educação, voluntários e pessoas da comunidade particpam da edição deste ano (Foto: Divulgação TV Globo)
Em Araguaína, no Tocantins, a Escola Estadual São José promoverá um concurso de poesia e música baseado no tema “Educação e Valores”. Haverá também debates e palestras sobre família, educação, drogas e gravidez precoce. Na capital do Maranhão, o Centro de Ensino Ribeiro do Amaral enfatiza a valorização e preservação do meio ambiente através de um desfile de roupas e acessórios produzidos com material reciclado. Estão programadas ainda atividades voltadas para o tema do projeto pedagógico da escola “Reconstrução dos Valores”.
Em Sergipe, pais e alunos serão recepcionados com um café da manhã na Escola Estadual Mestre Euclides. Em seguida, eles participarão de uma dinâmica de grupo cujo tema é o papel da família na educação escolar. Outro momento de interação será uma gincana para pais e alunos com estímulo à leitura. Já a Escola Municipal Professora Zuleika Nunes de Alencar, no Rio de Janeiro, planeja desenvolver diversas atividades com a mesma temática. Entre elas, a exibição do filme “A Corrente do Bem”, baseado na história de um professor de Estudos Sociais desafia seus alunos a criar algo que possa mudar o mundo.
O Amigos da Escola é um projeto da Rede Globo para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica por meio do envolvimento de todos – profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade – neste esforço. Estimula a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais – complementares, nunca em substituição às atividades curriculares ou à educação formal – e de cidadania em benefício dos alunos, da própria escola, dos profissionais e da comunidade. É implementado em parceria com o Instituto Faça Parte, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o Consed (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação) e a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).
As atividades dos núcleos regionais do Amigos da Escola previstas para este dia temático são:
REGIÃO NORTE
Acre
Local: Escola Rui Azevedo
Horário: 8h30 às 12h
Atividades: Oficinas de reutilização de garrafas pet e de brinquedos fabricados a partir de material que iria para o lixo. Além disso, prestação de serviços de saúde: aferição de pressão, teste de glicemia e folhetos educativos de combate a DST´s. Haverá também palestras, grupos de teatro, contação de histórias e atividades esportivas.
Amazonas
Local: Escola Estadual Coronel Fiúza
Horário: 8h às 12h
Atividades: Dança temática, apresentação musical e uma breve palestra sobre a importância dos valores na escola. A seguir, teremos inauguração do painel dos ex-gestores e apresentação teatral. Além disso, prestação de diversos serviços: saúde bucal e preventiva, aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea e verificação de glicose. Medicina alternativa, expedição de documentos e palestras antidrogas. Haverá também oficinas leitura, inclusão digital, cuidados estéticos, artesanato e culinária. No final, será servido um almoço para todos os presentes.
Pará
Santarém
Local: Escola Estadual de Ensino fundamental Fluminense
Horário: 14h às 17h30
Atividades: Haverá palestras sobre: Bullying; Prevenção as Drogas; DST’s; Gravidez na adolescência e Indisciplina Escolar. Além disso, doação de sangue, oficina de reciclagem, serviços odontológicos, atividades lúdicas de literatura e esporte e corte de cabelo e limpeza de pele.
Rondônia
Porto Velho
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Flora Calheiros Cotrin
Horário: 8h às 11h30
Atividades: Haverá apresentação artística, palestra sobre o meio ambiente e plantio de 50 mudas de árvores, corte de cabelo, manicure e pedicure, higiene bucal, nutricionista, sala de leitura e contos de história e pintura artística nos muros da escola. Além disso, expedição de carteira do trabalho, estímulo à leitura, futsal e voleibol e noções básicas para os pais navegarem na internet e informativos sobre o livre acesso dos filhos no mundo digital.
Tocantins
Araguaína
Local: Centro de Ensino Médio Paulo Freire
Horário: 8h
Atividades: Haverá palestra Ibama sobre meio ambiente, laboratório de informática, palestra sobre queimadas, mini-curso de maquiagem, distribuição de mudas de plantas e panfletos pelos alunos, corte de cabelo e gincana interativa.
Local: Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira Sobrinho
Horário: manhã até tarde
Atividades: Haverá palestra, música, quebra-cabeça, caixinha de valores, alongamento dirigido e depoimentos.
Local: Colégio Estadual Guilherme Dourado
Horário: 13h às 17h e 19h às 23h
Atividades: Ornamentação do espaço físico e montagem das barracas pela comunidade escolar e local e realização da quadrilha comunitária com a participação de toda comunidade escolar e local.
Local: Colégio Estadual Campos Brasil
Horário: 08h às 10h e 19h às 10h
Atividades: Haverá no dia temático uma feira interdisciplinar e uma festa junina, com a participação de 800 pessoas.
Local: Colégio de Aplicação
Horário: 15h
Atividades: Haverá palestra sobre a importância da família na vida estudantil dos filhos e apresentação de jograis pelos alunos.
Local: Escola Estadual Bartolomeu Bueno Da Silva
Atividades: Festa junina para promover a integração da escola com pais e comunidade em geral

Local: Escola Estadual São José
Horário: 07h30 às 12h e 13h às 17h30
Atividades: Haverá debates sobre “A importância da Família na Escola” e sobre “Os Valores gerados por uma boa Educação”. Também palestra sobre “Gravidez precoce” e “O uso das drogas em geral”. Além disso, concurso de poesias e música.
Local: Escola Estadual João XXIII
Horário: 13h às 18h15
Atividades: Haverá apresentação e avaliação dos resultados referente ao 1º bimestre, premiação dos melhores alunos de cada turma, divulgação das ações do P.P.P. (2011), exibição do filme: “Desafiando o Gigante” e gincana com os alunos e pais.
Local: Estadual Marechal Rondon
Horário: dia inteiro
Atividades: Haverá campeonato de pipa, peteca e ping-pong, aferição de pressão arterial, aplicação de flour e ginástica laboral. Além disso, expedição da Carteira de Identidade para alunos da Unidade Escolar.
Local: Escola Estadual Sancha Ferreira
Horário: 13h às 17h e 19h ás 23h
Atividades: Haverá palestra sobre orientação educacional e regimento escolar, apresentação do estudo da região norte aspectos físicos políticos e culturais e lanche comunitário.
Local: Escola Estadual Deputado Federal José Alves de Assis.
Horário: 8h às 11h30
Atividades: Haverá torneio esportivo, oficinas de xadrez, ginástica, lutas e dança e gincana do 6º ao 9º ano.
Local: Escola Estadual João Guilherme Leite Kunze
Horário: 8h às 11h e 19h às 23h
Atividades: Serão confeccionadas as bandeirolas para fazer a ornamentação da quadra, será organizada também a barraca de pescaria, ensaiando os passes da quadrilha entre outras atividades relacionadas à festa junina. Além disso, haverá a preparação de alguns pratos típicos que serão comercializados na hora da festa. Às 19h30min será dado início a apresentação da quadrilha dos alunos da primeira fase (1º ao 5º). E às 21h iniciará a apresentação da quadrilha dos alunos da EJA.
Local: Esc. Est. Welder Maria de Abreu Sales
Horário: 08h às 10h
Atividades: Gincana Interdisciplinar do Meio Ambiente; evento para integrar os saberes adquiridos sobre o meio ambiente, com provas sociais e de conhecimentos abrangendo o tema.
Local: Escola Estadual Moderna
Horário: 15h
Atividades: Apresentações teatrais com os alunos. “O ciclo da água”, “O que é o amor” e festival de talentos. Além disso, oficina de sabão caseiro, oficina de reciclagem com garrafa pet, palestra com pais e alunos “Alimentação saudável, higienização e alimentação alternativa”, aferição de pressão e apresentação de vídeos com depoimentos dos pais sobre: “Família como promotora de valores morais e éticos”.
Babaçulândia
Colégio Estadual Leopoldo de Bulhões
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h
Atividades: Haverá palestra com o tema educação e valor, peça teatral com o tema: “Educação ontem e hoje”, almoço com os pais, alunos e todos os envolvidos, depoimento dos pais sobre o tema: Educação e Valor e dança com alunos do 2º ano do ensino médio.
Local: Escola Estadual Henrique Figueiredo de Brito
Horário: 8h às 17h
Atividades: Haverá apresentação de músicas, apresentação do grupo de coreografias, momento literário, exposição de telas e oficinas de reciclagem com material descartável. Além disso, gincana, serviços de cabeleireiro e manicure, momento reservado para depoimentos, pintura de tela ao vivo e apresentação dos objetos confeccionados nas oficinas.
Local: Escola: Estadual Rui Barbosa
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h
Atividades: Abertura com uma paródia apresentada por alunos do Ensino Médio “falando de saúde”, palestra sobre o tratamento da água no município, apresentação de um projeto sobre impactos ambientais, palestra com equipe da saúde sobre doenças sexualmente transmissíveis e apresentação teatral higiene e limpeza do ambiente escolar.
Filadélfia
Local: Escola Estadual Adeuvaldo de Oliveira Moraes
Horário: 07h30 às 11h
Atividades: Caminhada Ecológica, palestra sobre doenças transmitidas por animais e plantão pedagógico.
Santa Fé do Araguaia
Local: Escola Estadual Castro Alves
Horário: 7h30
Atividades: Apresentações culturais promovida por membros da comunidade local e oficinas culturais promovidas por membros da comunidade local e comunidade escolar.
Muricilândia
Local: Escola Estadual de Muricilândia
Horário: 07h às 11h e 16h às 20h
Atividades: Haverá leituras com personagens caracterizados, teatro baseado em literatura de cordel e literatura infantil. Além disso, apresentação de teatro baseado em Antonio Conselheiro.
Presidente Kennedy
Local: Colégio Estadual Juscelino Kubitschek
Horário: 19 h
Atividades: Haverá uma mesa redonda com ex-alunos do colégio que hoje são profissionais das mais diversas áreas.
Wanderlândia
Local: Escola Estadual Dom Pedro II
Horário: 7h30 às 22h
Atividades: Preparação de comidas típicas, decoração típica de festa junina e recebimento das crianças e dos pais para apresentação da festa junina.
REGIÃO NORDESTE
Bahia
Salvador
Local: Escola Estadual Raul Sá - Setor C
Atividades: Haverá a realização de uma palestra sobre o abuso e exploração sexual infanto-juvenil.
Ceará
Fortaleza
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Antônio de Almeida Lustosa
Horário: 08 às 12h
Atividades: Apresentação da banda de fanfarra, sarau de leitura de livros, declamação de poesia e torneio de futsal masculino e feminino. Além disso, haverá campanha de escovação dental, distribuição de material informativo sobre doenças sexualmente transmissíveis e inclusão digital.
Maranhão
São Luís
Local: Centro De Ensino Ribeiro Do Amaral
Horário: 8h às 12h30
Atividades: Haverá uma exposição sobre as atividades do projeto, um seminário e exposição de plantas medicinais, feito pelos alunos da 2ª série/3º ano a 4ª série/5º ano, e uma exposição de frutas típicas da região, pelos alunos da 5ª e 6ª séries. Além disso, haverá desfile com roupas e acessórios de materiais recicláveis, palestra sobre a valorização e preservação do meio ambiente e oficinas.
Paraíba
João Pessoa
Local: Escola Mun. Prof.ª Antonia do Socorro Silva Machado
Horário: 08h às 12h
Atividades: Haverá serviços sociais como: odontologia; doação de sangue; biblioteca móvel; impressão de carteira de identidade e profissional; dança com os alunos portadores de necessidades especiais; ginástica rítmica; palestras e panfletagem sobre a dengue; gravidez precoce; oftalmologia; corte de cabelo e manicure e dança afro – brasileira e nordestina.
Pernambuco
Nova Goiania
Local: Escola Augusto Gondim
Atividades: Haverá apresentação de teatro “Revivendo e reinventando a semana da Arte Moderna”, músicas de Bob Marley com enfoque no preconceito, danças em geral, competição de handebol, basquetebol, futsal e voleibol. Além disso, atividades nos laboratórios de matemática, física e química, exposição de trabalhos pedagógicos e apresentação de grupos de alunos caracterizados, vivenciando o impacto das mudanças na sociedade e na família. Também vai haver apresentação de produtos desenvolvidos em aulas para possível comercialização, apresentação das diversas profissões almejadas pelos alunos, pesquisadas por eles mesmos, capoeira, serviços de cabeleireira e atividades culturais.
Bezerros
Local: Escola Estadual Cônego Alexandre Cavalcanti
Horário: 08h às 12h
Atividades: Haverá alongamento matinal, oficinas de reciclagem, leitura, jogos matemáticos, pintura, dança, caráter e máscaras. além disso, peça teatral, palestras sobre combate a dengue e coleta seletiva, quadrilha e animador.
Petrolina
Local: Escola Francisco Xavier Dos Santos
Horário: 16h às 20h
Atividades: Haverá barracas com comidas típicas, concurso de forró entre pais e mães, quadrilha improvisada com os pais, desfile de matuto com as famílias, apresentações culturais e forró pé de serra.
Piauí
Teresina
Local: Cefti Gov. Freitas Neto
Horário: 7h às 16h
Atividades: Haverá projetos de leitura, formação de professores, momento de espiritualidade, atividades de inclusão digital, dinamização de uma agenda de atividades com o objetivo de formar o cidadão ecologicamente responsável, aulas passeio aos parques de Teresina, conferências sobre o meio ambiente e conservação do patrimônio, eventos sobre lixo e reciclagem, arborização da escola, culminando com a feira do meio ambiente em dezembro e Plano Diretor dos serviços de apoio e administrativos, que enfatiza a qualidade na prestação de serviços à luz da Pedagogia da Presença e do Protagonismo Juvenil.
Sergipe
Aracaju
Local: Escola Estadual Mestre Euclides
Horário: 9h às 13h
Atividades: Haverá café da manhã para os pais, apresentação da peça: A Menina que Queria Voar, atividades como estímulo à leitura, através de uma biblioteca itinerante e contadores de história, atividades esportivas como capoeira e xadrez, resgate a brincadeiras populares como tamanco japonês, amarelinha, perna de pau, bambolê, pião, carrinho de rolimã, cabo de guerra, futebol de botão e totó onde pais e filhos brincarão juntos. Além disso, haverá trabalhos manuais como a construção de brinquedos, dinâmica de grupo com os pais cujo tema é o papel da família na educação escolar e outro será uma gincana entre pais e filhos para estímulo à leitura. Durante o evento, profissionais de beleza estarão à disposição para fazer cortes de cabelo gratuitamente. Um escovódromo será montado para que as crianças (e adultos) aprendam a fazer corretamente a assepsia bucal. O evento será encerrado com um ‘show de talentos’ dos pais e alunos participantes.
Local: Escola Municipal de Ensino Infantil Neuzice Barreto
Horário: 8h às 13h
Atividades: Quadrilha junina, Brincadeiras diversas com escorrega, piscina de bolinhas e pula-pula, workshop para pais sobre como contar histórias para seus filhos e Grupo Musical A casa do Zé apresentará ritmos populares, canções folclóricas e infantis para pais e alunos.
REGIÃO CENTRO-OESTE
Distrito Federal
Ceilândia
Local: Centro de Ensino Fundamental 01 do Guará l
Horário: 8h às 12h
Atividades: Palestra sobre cyberbullying, exposição e oficina de artes, oficina de leitura e redação, aula prática com alunos do projeto PESC (Programa Esportivo Social e Cidadania), capoeira, emissão de Carteira de Identidade, projeto horta e jardinagem, oficina de vídeo, grafite social, exame de identificação do tipo sanguíneo, escolinha do DETRAN, apresentação de quadrilha junina e palestra de um Rapper sobre racismo, e a realidade da periferia.
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Local: Viveiro Municipal Flora do Cerrado
Horário: 7h30 às 10h30
Local: E.M. Danda Nunes
Horário: 13h30 às 16h
Atividades: Oficina de produção de mudas e coletor e reutilização da água da chuva.
REGIÃO SUDESTE
Espírito Santo
Alto Rio Novo
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professor Arteme Lopes”
Horário previsto: 08h às 15h
Atividades: Oficinas de artes, leitura e culinária.
Cariacica
Local: EEEFM “Dr. Afonso Schwab"
Horário: 08h às 17h30
Atividades: Festival de filmes, oficina de produtos e higiene e limpeza, coral, literatura e cordel, oficina de flores e chaveiros e torneio de futsal. Além disso, haverá sala de jogos matemáticos e trabalhos sobre doenças de alta incidência na população.
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Zaira Manhães de Andrade
Horário: 8h às 11h e 18h às 22h
Atividades: Apresentação Projeto “Brincando com Ginástica”, palestra de marketing pessoal, musical com participação de pais da comunidade, palestra juvenil com o tema “drogas e família” e oficinas para renda alternativa. Além disso, haverá apresentação de música gospel, música brasileira, aferição de pressão, pintura de rosto e exposição com o tema “cidadania”, confecção organizada por pais e alunos, com levantamento dos principais problemas da comunidade.
Cachoeiro de Itapemirim
Local: EMEB “Newton Braga”
Horário: 19h às 21h
Atividades: Palestra com o cartunista cachoeirense Ricardo Ferraz, Oficina de bonecas para demonstrar a diversidade humana, com base no trabalho feito em sala de aula com os livros “Esta é Silvia”, de Jeanne Willis (Editora Salamandra); “A árvore e a Aranha”, de Rubem Alves; “A Libélula e a Tartaruga”, editora Paulus e apresentação de um vídeo sobre o Bullying.
Ecoporanga
Local: Escola: EEF Daniel Comboni
Horário: 8h às 22h
Atividades: palestra para os pais sobre os valores da família, teatro “a fada de algodão”, soletração com alunos da escola, ação de prevenção contra a hipertensão arterial, produção de vídeos relacionados ao entorno da comunidade escolar, oficinas de artesanato, apresentação de músicas gospel e hip hop. Além disso, dia da beleza na escola, promoção da saúde bucal, visita ao asilo e apresentação de teatro de fantoches.
Minas Gerais
Belo Horizonte
Local: Estadual José Da Silva Couto
Horário: 19h às 21h
Atividades: Os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) desenvolvem um projeto com o professor Alecir, de Português, deste o início do ano, sobre Modernismo. A visita às exposições da Casa Fiat de Cultura, tem a finalidade de complementar o conteúdo estudado. Os alunos (adultos) vão visitar a exposição, com acompanhamento de monitores.
Local: Escola Estadual Getúlio Vargas
Horário: 08h às 10h30 e 13h30 às 16h00
Atividades: Os alunos do professor de Educação Física tratam da questão da importância de se manter áreas verdes em grandes centros urbanos em busca de melhor qualidade de vida. Depois de visitar o Parque Estadual Serra Verde, que fica próximo à escola, os alunos farão o plantio de algumas mudas na escola.
Muriaé
Local: E.E.Maria Antônia Muglia
Horário: 10h às16h30
Atividades: Palestra com o tema “reciclagem de lixo”, apresentação de trabalhos e grande passeata dos alunos, professores e comunidade, com distribuição de panfletos e apresentação alusiva ao tema, na pracinha do bairro Dornelas, encerrando-se com um grande abraço ao rio Muriaé.
Varginha
Local: E. M. Santa Teresinha
Horário: 13h às 16h
Atividades: Exposição de fotos de eventos de poluição/degradação em Varginha, apresentação teatral inspirado em texto de Luiz Fernando Veríssimo “O Lixo”, teatro de fantoches, oficina de brinquedos (material reciclado), montagem de maquete de uma casa com sucata e mensagem de Varginha para a Terra – cada criança escreve uma mensagem ou faz um desenho para ser colado em um mural de pano.
Rio de Janeiro
Angra dos Reis
Local: Ciep 302 Brizolão Charles Dickens
Horário: 9h às 16h
Atividades: A escola irá aproveitar o dia temático para desenvolver uma série de atividades voltadas ao tema “Gravidez na adolescência”. Além disso, teremos peça teatral, desfile da terceira idade, apresentação musical, futebol, oficinas diversas e prestação de serviços para comunidade.
Duque de Caxias
Local: E.M. Roberto Weguelin
Atividades: Atendimento odontológico e ginecológico a comumidade, teste de glicose e pressão arterial, oficinas de bolsas com caixinhas de leite, distribuição e plantio de mudas de árvores frutíferas, simuladores de construções sustentáveis e oficinas de histórias com voluntárias, abrangendo o tema de valores.
Itaperuna
Local: Colégio Estadual Chequer Jorge
Horário: 09h às 15h
Atividades: Os alunos receberão os prêmios do concurso de poesia realizado no colégio durante vários meses. Também haverá aulas de xadrez, reforço escolar, exposição de trabalhos, atividades esportivas e mostra de trabalhos do Curso Técnico em Meio Ambiente.
Paraíba do Sul
Local: E. M. Albino Antônio De Barros
Horário: 7h às 11h
Atividades: Haverá plantio de árvores, atividades físicas, além de palestras sobre o cuidado do meio-ambiente, alimentação saudável e prevenção à violência doméstica. Teremos também apresentações de dança folclórica e contação de história.
Local: Escola Municipal Irmã Montedônio
Horário: 13h às 17h
Atividades: Oficina de histórias infantis, mostra artística, oficina de pintura, matemática, bordado e reciclagem. Além disso, haverá gincana do conhecimento e apresentação de literatura de cordel.
Rio de Janeiro
Local: Ciep Rubens Gomes
Horário: 9h às 15h
Atividades: Contação de histórias dos alunos para os pais; exposição de trabalhos e distribuição de folhetos sobre o lixo; exposição de fotos de atividades na horta e pesquisas de Ciências; oficinas de xadrez ministradas por ex-alunos; apresentação de peça teatral; ações de profissionais do posto de saúde da comunidade; ginástica da feliz Idade e apresentação oficina de gaita, entre outras.
Local: Escola Municipal Renato Leite
Horário: 1º turno: 09:30 às 11:30 2º turno: 13:00 às 15:00
Atividades: Haverá uma exposição de trabalhos voltados com ênfase em questões ambientais. Os filhos farão uma apresentação dos trabalhos expostos. Os trabalhos apresentados serão: brinquedos confeccionados com sucata; bilboquê de garrafa pet; confecção de lixeiras de coleta seletiva; confecção de cestas feitas com caixa de leite e trança de jornal; porta-lápis confeccionado com caixa de leite; terrário confeccionado com garrafa pet; flores confeccionadas com copo descartável; jarras feitas de garrafa pet; quadros feitos com prato de isopor descartável; montagem de cena com rio poluído, filtro de limpeza da água representado as estações de tratamento e rios despoluídos, representados com redes; animais em extinção com painel montado com fichas destes, explicando toda a sua procedência e hábitos das espécies mais raras; maquete sobre dengue; maquete sobre os biomas; maquete sobre o desperdício do lixo; confecção de cofrinho de garrafinha pet; imitando uma tartaruga; confecção de instrumentos musicais com sucata; painel montado com flores feitas de rolo de papel higiênico os quadrinhos de prato de isopor e as jarras de garrafa pet.
Local: E. M. Madre Tereza de Calcutá
Horário: 8h às 10:30h e 13h às 15:30h
Atividades: A escola promoverá oficinas de culinária, inclusão digital, música e artes com reciclagem, saúde e contação de histórias.
Local: Escola Municipal Professora Zuleika Nunes de Alencar
Horário: 13h30 às 17h
Atividades: A escola irá desenvolver atividades do projeto pedagógico da instituição, “Gentileza gera Gentileza”, projeto bimestral desenvolvido pela sala de leitura onde contamos com o envolvimento de todos os professores. Haverá um “stop” de leitura, envolvendo todos os professores dos dois turnos, onde teremos uma parada momentânea de atividades e cada professor independente de sua matéria fará a leitura de um texto para reflexão e logo em seguida um bate-bola literário com os alunos. E ainda a exibição do filme a “Corrente do Bem”, em uma sessão de pipoca com responsável, exposição de trabalhos e uma confraternização para encerrar o evento.
Local: E. M. ALICE TIBIRIÇÁ
Horário: 07h15 às 11h45 e 12h45 às 17h15
Atividades: Será inaugurado o espaço de leitura “Ler e gostar é só Começar”, que buscará tornar ainda mais acessível à comunidade escolar o acervo literário da instituição. Haverá também uma oficina de artes para a confecção de painel com o tema Cooperação, utilizando materiais como pincéis e tintas. As atividades esportivas serão realizadas focando a Cooperação em detrimento da Competição. Para finalizar o dia, terá apresentações de dança das turmas do quarto e quinto ano da escola.
Local: E. M. LINCOLN BICALHO ROQUE
Horário: 8h às 16h30
Atividades: A escola irá trabalhar o seu projeto pedagógico “25 anos de Amor pela Educação – Compromisso, Respeito, União e Amor”, que trabalha com os valores necessários para a construção de um ambiente saudável para alcançarmos uma sociedade mais solidária. Com fogo na Dengue, questão que preocupa a comunidade, a escola promoverá diversos jogos de caráter educativo – jogo dos erros, quebra-cabeça, bambolê e jogo da memória.
Local: CIEP PABLO NERUDA
Horário 08h às 09h
Atividades: Leitura de textos sobre alfabetização e meio ambiente; confecção de jogos e brincadeiras com revistas, jornais e sucatas que podem auxiliar na alfabetização e ao mesmo tempo trabalhar consciência ambiental.
Local: E. M. Pedro Américo
Atividades: Todas as turmas vão elaborar normas de boa convivência. Os trabalhos comporão a exposição no dia temático e depois ficarão expostos por toda a escola, para visualização diária e cumprimento das normas estabelecidas. As turmas farão trabalhos explicativos sobre: perigo da água parada; como prevenir focos do mosquito; como conscientizar os vizinhos; os sintomas da doença; como cuidar da pessoa doente. Haverá ainda a participação de um agente da área da saúde, que montará um estande explicativo sobre os cuidados e a prevenção da dengue.
Rio das Ostras
Local: Escola Municipal Cidade Praiana
Atividades: A escola irá desenvolver atividades com o tema “Todos contra o bullying”, através da apresentação de esquetes. E ainda atividades de jiu-jítsu, buscando o desenvolvimento de valores através do esporte, e, por fim, apresentação de coral, tendo valores como tema.
Saquarema
Local: Escola Municipal Presidente Castelo Branco
Atividades: A escola irá desenvolver atividades dentro do projeto da instituição, que tem como eixo norteador “Educação de Valores e uma Cultura de Paz”. Entre as atividades estão: confecção de tapetes artísticos de areia; exposição de pipas e cata-ventos temáticos relacionados a uma cultura de paz, educação e valores; contação de histórias com o auxílio da comunidade; apresentação do coral “Escola que Canta”; palestras sobre a construção da Paz; testemunhos sobre violência, enfatizando o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso e a Lei Maria da Penha; oficinas sobre a construção da paz e corte de cabelos.
Volta Redonda
Local: E. M. JAYME DE SOUZA MARTINS
Horário: 8h às 15h
Atividades: A instituição promoverá o “I Seminário Infantil de Educação Ambiental”. Na programação estão: desfile com roupas confeccionadas com material reciclado; oficinas de material reciclável e apresentações teatrais.
São Paulo
Leme
Local: EMEF Profª. Aparecida Taufic Nassif Mansur Naif
Atividades: atividade interativa em lousa digital – Inglês/português; saúde e higiene Bucal; sensibilização para questão do Meio Ambiente; sensibilização e conscientização sobre os cuidados e riscos causados pela dengue (Equipe da Zoonoses); resgate e valorização do profissional da área de educação; resgate da Infância: confecção de bilboquê com os visitantes; dramatização: Coelhinho Fufo; sensibilização sobre o Meio Ambiente / Slides Ode to Nature e apresentação de judô.
Mogi das Cruzes
Local: Centro de Convivência Infantil Professora Ignês Maria de Moraes Pettená
Horário: 15h às 16h
Atividades: A escola mobilizou a comunidade para a arrecadação de brinquedos e preparou um momento de música mães e filhos, estimulando cultura e solidariedade.
Local: Escola Estadual Dagoberto José Machado
Horário: 10h às 12h
Atividades: A escola desenvolverá oficinas de música, origami, unhas artísticas (aprender a profissão) e palestra sobre educação e valores com professora mediadora de conflitos com Célia Pereira.
Local: Escola Municipal Benedito Ferreira Lopes (CAIC)
Horário: 8h às 10h
Atividades: A escola criou o projeto tocando e cantando onde irá acontecer a confecção de instrumentos musicais com matérias alternativos. Uma idéia que promove a educação e valores agregando cultura, os pais e comunidades estão convidados a participar.
Local: E. E. Laurinda Cardoso Mello Freire
Horário: 7h às 9h
Atividades: A escola promoverá a “Sexta sem giz” onde os alunos irão fazer atividades fora da sala de aula com recreação, tênis de mesa e Palestras sobre os cursos profissionalizantes que as ETEC´s oferecem. Acontecerá também o Projeto Sol que incentiva a preservação do meio ambiente com aulas práticas de produção de Biodiesel em laboratório.
Presidente Prudente
Local: E.M. Dr. Francisco Marques Bonilha
Horário: 8h às 16h30
Atividades: As atividades desenvolvidas são parte do Projeto Meio Ambiente, que é um projeto anual da escola. Alunos elaborarão listas de atitudes corretas e incorretas em relação ao cuidado com o meio ambiente e depois selecionarão as frases mais educativas que serão colocadas num painel no pátio da escola e os pais serão convidados para apreciarem o trabalho, no dia temático. Os alunos vão elaborar também um texto em sala, dando dicas de economia para as pessoas e, na aula de informática esses textos serão transformados em panfletos que serão distribuídos para as pessoas no dia 10 de junho.Haverá também atividades com foco em reciclagem.
São Paulo
Local: E.E. Dr Miguel Vieira Ferreira
Horário: 9h às 12h e 13h às 16h
Atividades: Haverá jogos de português, cantigas de roda, jogo eu conto, troca, venda de livros e exposição de trabalhos, jogos como ping-pong e pebolim, contadores de histórias, videokê, xadrez humano, cantigas de roda e leitura livre. além de sarau poético, receita de massinha e apresentação da peça ”pluft, o fantasminha”.
Local: E. E. Profº. Gualter da Silva
Atividades: Representação Teatral dos alunos, com apresentação para os pais. Após a apresentação, será proposto debate com os pais presentes sobre que foi apresentado na peça.
São Vicente
Local: CER Samaritá
Horário: 8h às 11h
Atividades: Haverá apresentações de dança folclórica e dança de rua, debate sobre bullying e brincadeira de corda.
Local: E.M Angelina Daige
Horário: 8h às 14h
Atividades: Haverá oficinas de fuxico, origami, tulipas de pano, broche. Além de atividades de dança, música relaxamento, lego, artesanato e reciclagem e leitura. Também vai acontecer uma palestra sobre bullying, plantação na horta escolar e dinâmica de grupo sobre sinalização de trânsito.
Torrinha
Local: Emeief João Seber
Atividades: Haverá demonstração do grupo de karatê, recreação com a Professora especialista, ginástica musicada, lin chi e apresentação do grupo de capoeira. Todas as atividades contam com voluntários que atuam em projetos na cidade.
REGIÃO SUL
Paraná
Local: Escola Municipal Juvenal Cardoso – EIEF
Horário: 9h
Atividades: Haverá um teatro sobre a importância da higiene bucal e consequências da má escovação e cuidado com a boca. Ao final da atividade, todos levarão pra casa um kit de higiene bucal. Além disso, vai acontecer um workshop sobre compostagem, oficina de confecção de sabonete, sabão caseiro e amaciante. Haverá serviços de manicure, cabelo e maquiagem, além de teatro sobre valores, como união familiar, persistência e fé.
Rio Grande do Sul
São Francisco de Paula
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Adelino Souza
Horário: 9h às 16h
Atividades: Gravação do segundo episódio do vídeo amigos da escola-rs, palestra sobre direitos humanos, soletração, redação, desenho, mutirão de embelezamento da escola através do plantio de flores. Além disso, haverá oficinas de maquiagem, tricô, crochê, costura, artes e dança. Também vai acontecer uma palestra sobre bullying, apresentação de grupo de danças e roda de chimarrão com contação de histórias.
Santa Catarina
Florianópolis
Local: Escola Básica Municipal Batista Pereira
Horário: 09h às 16h
Atividades: Haverá oficinas de Meio Ambiente, auto-maquiagem, graffitti e rádio recreio. Além de palestra ‘educação e valores’, exibição do documentário “Dona Emília Sustentável”, lançamento do jornal da escola, atividades esportivas e culturais e apresentação de projetos de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário