sábado, 18 de junho de 2011

O Globo Ecologia vai levar você em uma expedição ao INPA, na Amazônia


Desvende os mistérios do bioma que ocupa quase metade do Brasil


Inpa: análise do DNA do mosquito da malária (Foto: Divulgação/Tabajara Moreno)Cientista analisa o DNA do mosquito da malária
no INPA (Foto: Divulgação/Eduardo Gomes)
Se você tem entre 18 e 25 anos, faz alguma faculdade relacionada a meio ambiente, é louco para conhecer a Amazônia e colocar em prática algum projeto de pesquisa, participe do concurso cultural “Expedição Globo Ecologia ao INPA”. É no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia que você vai conseguir desvendar mistérios sobre o bioma que ocupa quase metade do Brasil, abrangendo três das suas cinco regiões (Norte, Nordeste e Centro-Oeste). E é o Globo Ecologia que vai levar você até lá, fazendo de você um verdadeiro pesquisador, e também o personagem principal de um dos nossos programas. As inscrições estarão disponíveis no site do Globo Ecologia entre 10/06 e 04/07.
"Se o universitário selecionado não for daqui, ele vai ter uma grande oportunidade de conhecer a Amazônia, que é superlativa em muitos aspectos. Conhecer o INPA é também muito interessante, porque é o principal instituto de biologia tropical do Brasil. E, se ele gostar e desenvolver rum bom trabalho, pode ser uma porta de entrada para esse aluno seguir a carreira e fazer um mestrado ou um doutorado dentro da instituição ou de qualquer outra", analisa Antônio Manzi, coordenador de pesquisas do INPA.
Criado em 1952 e implementado em 1954, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) tornou-se referência mundial em Biologia Tropical realizando estudos científicos do meio físico e das condições de vida da região amazônica. Não só a fauna e a flora da região são foco de interesse do INPA, mas também a população, as crenças, a cultura e a economia. Por meio de pesquisas, levantamentos e inventários, o instituto trabalha com doze coordenações de pesquisas: Botânica; Biologia Aquática; Ecologia; Aquacultura; Tecnologia de Alimentos; Silvicultura Tropical; Ciências da Saúde; Produtos Florestais; Produtos Naturais; Entomologia; Ciências Agronômicas; e Clima e Recursos Hídricos. Recentemente foi criado um Núcleo de Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, para trabalhar com as populações tradicionais da região. O INPA possui pesquisas em andamento em toda a região Norte, e tem quatro núcleos de pesquisas, localizados nos estados do Acre, Roraima, Pará e Rondônia.
"O instituto normalmente recebe universitários para iniciação cientifica. Muitos pesquisadores orientam trabalhos de iniciação científica de universitários de várias procedências. São muitas as pesquisas na área de ecologia. Há oito programas de pós-graduação que formam mestres e doutores. O INPA tem cerca de 750 servidores, mas, juntando estagiários, bolsistas e alunos de pós-graduação, esse numero praticamente triplica", explica o coordenador de pesquisas.
INPA: Torres para pesquisas sobre a dinâmica da atmosfera da Amazônia (Foto: Divulgação / Tabajara Moreno)Torres de pesquisas sobre a atmosfera da
Amazônia (Foto: Divulgação / Tabajara Moreno)
Com a missão de gerar e disseminar conhecimentos e tecnologia, e capacitar recursos humanos para desenvolvimento da Amazônia, o INPA possui 53 produtos ou processos patenteados, entre eles, Painéis de Folhas de Vegetais para Forros, Móveis e Artefatos, Método de Diagnóstico de Leishmania guyanensis etc. O Instituto incentiva a prática de pesquisas de alunos do ensino médio ao mestrado e doutorado, através dos programas de iniciação científica, financiados pela Fapeam e CNPq. De 1973 até hoje, mais de 1.300 cientistas, entre mestres e doutores, foram formados pelo INPA. O instituto tem acordos técnicos científicos mantidos com as principais instituições de pesquisas, universidades do Brasil e do Mundo. O INPA conta com 290 projetos de pesquisas em andamento financiadas com recursos próprios ou investidores externos.
"Para o instituto, a promoção é uma oportunidade de divulgar amplamente uma parte das pesquisas e do trabalho que é realizado aqui. Faz parte da missão do INPA essa extensão de ciência. É uma prestação de contas com a sociedade dos recursos investidos aqui", diz Manzi.
Concurso cultural "Expedição Globo Ecologia ao INPA"
Para participar do concurso cultural "Expedição Globo Ecologia ao INPA" é preciso acessar a área  Fale Conosco no site do Globo Ecologia, preencher um cadastro com seus dados. Após preencher o cadastro, o candidato deve escolher a opção "Expedição ao INPA", no campo "Motivo", e responder às seguintes perguntas:  Você tem o hábito de assistir programas ligados à Ecologia? Se sim, qual programa você mais gosta e por quê?; e O que gostaria da fazer no INPA em termos de experimentos, visitas e possíveis entrevistas com profissionais? As respostas deverão ter, no máximo, 9 mil caracteres.

O vencedor do concurso cultural ganhará um GPS e uma câmera fotográfica digital, e viajará com a equipe do Globo Ecologia para Manaus, no dia 18 de julho, e retornará à sua cidade natal entre os dias 23 e 24 de julho.
As inscrições estão abertas de 10 de junho a 4 de julho de 2011. Podem participar do concurso cultural jovens de 18 a 25 anos, residentes em terrítório brasileiro, estudantes de cursos relacionados à questão ambiental, como Engenharia Florestal, Ecologia, Ciências Agrícolas, Ciências Biologias, Engenharia Agrícola e Florestal, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Geografia, Geologia, Zootecnia, Medicina Veterinária, etc.

O resultado da seleção será divulgado no site do Globo Ecologia no dia 11 de julho.
Clique para ler o regulamento do concurso "Expedição Globo Ecologia ao INPA".

Nenhum comentário:

Postar um comentário