terça-feira, 28 de junho de 2011

Globo Esporte baiano: Conheça Patrícia Abreu e Thiago Mastroianni


Jornalistas já dividiram o comando de outro programa esportivo da emissora


Antes do Globo Esporte regional, Patrícia Abreu e Thiago Mastroanni trabalharam juntos no programa Bahia Esporte, exibido aos sábados na Rede Bahia (Foto: Divulgação/ TV Globo)Antes do Globo Esporte regional, Patrícia Abreu e Thiago Mastroanni trabalharam juntos no programa Bahia Esporte, exibido aos sábados na Rede Bahia (Foto: Divulgação/ TV Globo)
Uma parceria que não é novidade. Patrícia Abreu e Thiago Mastroianni, apresentadores da versão bahiana do Globo Esporte, são velhos conhecidos. Os dois trabalharam juntos em outro programa esportivo da Rede Bahia, afilidada da Rede Globo: o Bahia Esporte. A intimidade e amizade entre os dois foi primordial para o sucesso da estreia do novo formato da atração diária.
- Foi ótimo. Eu e Patricia já temos um entrosamento muito bom, um sabe o que o outro pensa, conhecemos o astral um do outro. Além do lado profissional é preciso conhecer bem o colega , ter uma relação de amizade, e isso temos de sobra – diz Mastroianni.
- Thiago é um amigão! A gente se dá super bem. Como ele tem mais experiência do que eu, está sempre me ajudando – revela a jornalista.
O esporte entrou na vida de Patrícia Abreu por acaso. Há seis anos, a jornalista, até então repórter de notícias gerais, foi convidada pela Rede Bahia para ancorar a programa Bahia Esporte, exibido aos sábados. Hoje, Patrícia afirma que se apaixonou pela área e não pretende trocá-la por nenhuma outra. Acostumada com a produção de uma atração semanal, a jornalista viu sua responsabilidade aumentar e o dia a dia mudar com a apresentação de um programa diário:
- Desde a regionalização do Globo Esporte a minha rotina mudou bastante. Tenho estudado bastante sobre futebol e outros esportes olímpicos. Não dá pra apresentar um programa diário, de notícias sem saber o que tá rolando – conta.
Os jornalistas acreditam que o carinho do público é um dos lados satisfatórios do cargo de apresentador (Foto: Divulgação/ TV Globo)
Os jornalistas acreditam que o carinho do público é um dos lados satisfatórios do cargo de apresentador (Foto: Divulgação/ TV Globo)
Se Patrícia Abreu não esperava entrar no universo esportivo, Thiago Mastroianni já sonhava com tal acontecimento desde a infância. A apresentador não sabia que seria jornalista, mas a paixão pelo futebol parecia prever a futura profissão.
- Desde os sete anos coleciono revistas, pôsteres de times, camisas e passei a frequentar estádios. Sempre fui de praticar futebol com os amigos. Parecia que eu já sabia o que queria na infância e na adolescência – afirma.
O novo formato do programa, antes apresentado apenas por Thiago Mastroianni, ganhou, além de uma nova apresentadora e maior tempo no ar, a presença de convidados como técnicos, dirigentes, jogadores e atletas de diversas modalidades esportivas, além dos comentários de Jorge Allan, editor-chefe de esportes da Rede Bahia.
- O programa ganhou agilidade e dinâmica. A tendência do jornalismo moderno é cada vez mais acabar com a apresentação engessada. O apresentador não pode ser apenas um boneco para ler as laudas. Ele tem que participar do processo de criação de todo o programa e saber sobre o que está falando.
- O mais difícil é conseguir falar a língua dos telespectadores, falar pra todo mundo entender – opina Patrícia.
Para Thiago, o programa ao vivo é um trabalho feito em equipe, já que erros não podem ser apagados ou corrigidos. O jornalista, que também é narrador de partidas de futebol, ainda revela que o carinho do público é um lado satisfatório do cargo, o que também agrada Patrícia Abreu:
- O reconhecimento do público não tem preço, é bom demais – revela.

Um comentário: