quarta-feira, 29 de junho de 2011

Elenco de ‘Vale Tudo’ relembra suspense com Odete Roitman

Talvez este tenha sido o maior quem matou? de todas as telenovelas brasileiras e, com certeza, o maior de Gilberto Braga. Afinal, quem matou Odete .... Foto: Divulgação
Odete Roitman foi interpretada por Beatriz Segall
Foto: Divulgação

Guilherme Scarpa
Os dias dela estão contados. É o que avisa a vinheta do canal a cabo Viva, já em plena contagem regressiva para exibir uma das cenas mais antológicas da televisão brasileira. No capítulo 193, que vai ao ar nesta quarta-feira (29), à 0h45, a megera imortalizada por Beatriz Segall será assassinada em Vale Tudoe, exatamente como há 22 anos, a pergunta que não quer calar vai voltar à tona: quem matou Odete Roitman?
“Nós resolvemos esta trama quando estávamos escrevendo por volta do capítulo 80, para fechar a novela. Não estou lembrado se houve cenas falsas gravadas”, recordou Gilberto Braga, autor da novela, escrita com Aguinaldo Silva e Leonor Bassères.
Na verdade, todo o elenco foi convocado para ir ao estúdio no dia do último capítulo da novela – 6 de janeiro de 1989 -, quando foi gravada a cena em que a identidade do assassino é revelada. Durante uma reunião com os atores e técnicos, o diretor Dennis Carvalho contou que a assassina era Leila (Cássia Kis Magro).
A tática, utilizada na época para despistar a imprensa, funcionou e, segundo Renata Sorrah, foi pioneira. “Ninguém do elenco sabia de nada. Foi a primeira vez que tivemos esse tipo de sigilo total. Assim era muito mais legal”, lembrou a atriz.
Renata chegou a sonhar que era a verdadeira culpada pelo crime. “Quando Heleninha descobre que foi sacaneada e enganada pela mãe a vida inteira, ela fica louca, pirada. Mas alcoólatra e assassina é demais!”, brincou ela, comentando o capítulo da última terça-feira (28), em que Ruth (Zilka Salaberry), antiga empregada da família Roitman, revela que Helena não foi responsável pela morte do irmão Leonardo e que Odete a fez acreditar nisso.
Os suspeitos
Se hoje a identidade do assassino já não é novidade para o público – muitos capítulos e cenas de Vale Tudoestão disponíveis no YouTube -, naquela época era grande o número de suspeitos que poderiam ter dado fim à diabólica personagem.
“Várias pessoas tinham motivos para matar Odete. Mas eu não cheguei a fazer parte desse núcleo”, divertiu-se Cássio Gabus Mendes, que interpretou Afonso, filho da vilã na trama. “Eu não tenho conseguido assistir. Vi umas duas vezes só. A Lídia (Brondi, casada com o ator, a Solange da novela) também não tem o hábito. Mas mandei gravar tudo em DVD para eu ver com calma. Se a Leila não tivesse matado a Odete, eu apostaria no Marco Aurélio (Reginaldo Faria) e na Maria de Fátima (Glória Pires)”, apontou Cássio.
Esses dois personagens vão ficar com a corda no pescoço nos próximos capítulos. Antes de ser morta, Odete recebe a visita de Marco Aurélio. Eles falam sobre os US$ 12 milhões de dólares que o personagem de Reginaldo Faria roubou da TCA. Maria de Fátima é a última a ser vista no apartamento de Odete. Ela vai até lá encontrar César (Carlos Alberto Ricelli), outro suspeito, já que tentava extorquir US$ 500 mil da velha.
O que ninguém podia imaginar era que a personagem de Beatriz Segall morreria por engano, grande trunfo de Vale Tudo. Leila pretendia matar Fátima após descobrir o caso da golpista com Marco Aurélio. “Nunca pensei que fosse acontecer a mobilização que houve. E não mudaria nada, gostei do desfecho como ficou”, disse Gilberto Braga.
Próximos capítulos
Muitas emoções estão reservadas para os próximos capítulos de Vale Tudo. Na próxima quinta-feira (30), Afonso (Cássio Gabus Mendes) dará a notícia da morte de Odete a Helena, que, bêbada, desmaiará. O porteiro do prédio da vilã contará à polícia que Fátima foi a última pessoa que ele viu entrar no prédio no dia do crime.
No capítulo da sexta-feira (30), o delegado interrogará Helena e ela dirá que não matou a mãe. O delegado mandará um detetive seguir Fátima. Odete será enterrada.
Na próxima segunda-feira (4), Fátima será chamada a prestar depoimento. Ela dirá ao delegado que foi ao apartamento de Odete para encontrar César e que eles saíram juntos. Já em seu depoimento, que vai ao ar na quarta-feira (6), César dirá que saiu do apartamento de Odete Roitman sozinho.
No capítulo seguinte, o delegado dirá a Fátima que o depoimento de César não bate com o dela. A carreirista vai jurar que não matou Odete. Acuada, ela será aconselhada por Leila a fugir do País e vai pedir dinheiro a Raquel (Regina Duarte).
A novela termina dia 14 de julho, no capítulo 204.
 
O Dia
Categorias

Nenhum comentário:

Postar um comentário