sexta-feira, 17 de junho de 2011

“Cocoricó” comemora 15 anos com nova temporada na TV Cultura

As aventuras na cidade do garoto Júlio, o cavalo Alípio, as galinhas Lilica e Zazá, o primo João e a amiga Vitória, além de muitos outros personagens, podem ser acompanhadas na nova temporada da série Cocoricó, com estreia na TV Cultura no dia  18 de junho (sábado), às 11h15, com o episódio Dia de Chuva.
Nesta fase, que conta com 26 episódios semanais, todos com direito a clipes musicais, a Turminha continua hospedada no apartamento do primo João, que mora com seus pais, Dora e Noel, e seu irmão Rodolfinho. Ao redor do edifício, que tem como porteiro Dorivaldo, há um beco, onde acontecem muitas brincadeiras.
Inúmeras figuras integram a nova safra, que, apesar de se passar na metrópole, também conta com cenas do campo. Afinal, Júlio não esquece um instante dos amigos que ficaram na Fazenda, além da Avó e do Avô. A galinha Lola, o porquinho Astolfo, a indiazinha Oriba, o papagaio Caco, o morceguinho Toquinho, o Pato Torquato, a Pata Viva, o Sapo Martelo, o Rato Roto, o cãozinho Esfarrapado, Dito e Feito são apenas alguns dos integrantes que participam das histórias.
Inclusão social é um dos temas em pauta do Cocoricó na Cidade. Para abordar o assunto, a série conta com a participação especial do personagem Mauro, que é deficiente visual. Amigo de Júlio, ele mora na fazenda vizinha ao Paiol e visita seus amigos na metrópole, quando aproveita para brincar e jogar bola com a Turma.
“Como sempre, o Cocoricó irá abordar temas que figuram no universo das crianças em idade pré-escolar, incluindo diversos inéditos, como competição de atenção entre irmãos, timidez, superação do medo e escovação dos dentes”, conta Fernando Gomes, diretor da série e gerente do departamento infanto-juvenil da TV Cultura.
Episódio de estreia
No sábado, dia 18, a partir das 11h15, as crianças conferem o episódio Dia de Chuva. Na cidade, enquanto o garoto Júlio, o cavalo Alípio e a galinha Lilica aproveitam o dia com entretenimentos ao ar livre, na fazenda o papagaio Caco e o morcego Toquinho não se conformam com a falta de opções de brincadeiras num dia de chuva. Mas não demora muito e o clima também muda na rua do primo João. É aí que a Turminha da cidade tem que usar a criatividade para se divertir. Após essa aventura, os pequenos curtem ao clipe Chuva de Verão.
História de sucesso
No ar desde 1996, o Cocoricó encanta o público infantil com as histórias do Júlio e seus amigos. As aventuras mesclam, com muito ritmo, cor e dinamismo, temas relativos às áreas cognitivas, emocionais, físicas e sociais.
Sinônimo de sucesso, a atração já garimpou oito prêmios, sendo três internacionais. Ganhou o da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), em 1996, como Melhor Programa Infantil de TV. Em 1997, foi o vencedor do 4º Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens do Prêmio Unesco.
Em 2004, venceu o 7º Festival de Cinema Infantil da Cidade de Guayana, na Venezuela, nas categorias Melhor Série de Televisão e Melhor Música. Em 2003, o Cocoricó foi vencedor do 1º Festival Prix Jeunesse Ibero-americano.
Atualmente, a série é exibida em pelo menos quatro países além do Brasil, e comercializou, só em 2010, 6,5 milhões de produtos com a sua marca.
Com informações do site da TV Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário