segunda-feira, 13 de junho de 2011

Profissão Repórter mostra Complexo Penitenciário de Charqueadas


Equipe percorreu três casas prisionais para contar histórias dos detentos


Caco Barcellos (Foto: Divulgação TV Globo)Caco Barcellos acompanha histórias de
presidiários (Foto: Divulgação TV Globo)
Nesta terça-feira, dia 14, o Profissão Repórter apresenta a rotina do complexo penitenciário de Charqueadas, no Rio Grande do Sul. Durante uma semana, a reportagem do programa percorreu três das seis casas prisionais do local para relatar as histórias dos cinco mil detentos que vivem por lá. A Rede Globo exibe o programa às 23h50, horário de Brasília.
No presídio de segurança máxima, Caco Barcellos acompanha histórias de prisioneiros condenados a mais de 100 anos de reclusão, como de Sérgio. Há 27 anos preso, ele teve seis mulheres e nove filhos dentro da prisão. Caco mostra também as artimanhas que os prisioneiros usam para esconder celulares dentro do presídio.
Na cadeia feminina, também no Complexo, os repórteres Thiago Jock e Valéria Almeida mostram a importância das cartas na vida das prisioneiras. Eles também mostram a vida das gestantes na prisão, elas que têm o direito de ficar com os filhos até um ano de idade. E ainda, a história de uma família inteira condenada por tráfico de drogas. A mãe e os dois filhos continuam no presídio, e o pai, depois de cumprir 28 anos de prisão, agora vive como catador de lixo .
O programa ainda terá a participação do repórter Manoel Soares, da afiliada da Rede Globo, RBS. O jornalista mostrará o problema da superlotação do complexo, a situação precária das celas, os cuidados com a segurança na hora da visitação e como vivem os prisioneiros jurados de morte .

Nenhum comentário:

Postar um comentário