segunda-feira, 6 de junho de 2011

Globo News – ‘Globo News Especial’ mostra como é a recuperação de veteranos das guerras do Iraque e Afeganistão‏

A repórter Tanira Lebedeff  entrevista veterano atingido na guerra, que fala sobre a prática do surfe como terapia para sua recuperação (Foto: Divulgação/ TV Globo)
A Globo News estreia no próximo domingo, dia 12, o primeiro programa da série sobre os dez anos dos atentados terroristas de 11 de setembro. Um ‘Globo News Especial’ de dois episódios abre a cobertura especial do canal mostrando a difícil recuperação de soldados que retornam das guerras do Iraque e do Afeganistão. Como a guerra transforma uma pessoa? A repórter Tanira Lebedeff apresenta a longa e difícil volta para casa e para uma vida normal. Como se readaptar e apagar da memória a violência dos combates e as terríveis lembranças das feridas e dos companheiros mortos?
Só em 2010, a assistência médica aos veteranos de guerra custou 48 bilhões de dólares para o governo americano. Deste total, dois bilhões foram para o tratamento de combatentes atingidos nos conflitos do Iraque e do Afeganistão. A maioria é de jovens que querem retomar rapidamente a vida que levavam antes da guerra. A jornalista Tanira Lebedeff esteve na praia de Del Mar, no sul da Califórnia, onde soldados usam o surfe como terapia para a recuperação física e mental. A Clínica do Surfe é parte do programa de recuperação “Guerreiros Feridos” do Hospital da Marinha de San Diego, que é um centro de referência no tratamento de soldados e veteranos.
Joe lutou no Iraque durante sete meses e meio e perdeu as duas pernas enquanto patrulhava as ruas de Bagdá. Ele nunca tinha surfado e há um ano passou a frequentar a Clínica. No mar, Joe descobriu que seria possível superar as limitações físicas que a guerra impôs. Toda semana, ele dirige quatro horas de casa até a praia. Daniel, jovem sargento do corpo de fuzileiros navais, perdeu uma das pernas em um acidente e também tem se recuperado através do surfe. “Quando eu soube o que tinha acontecido, o hospital me ofereceu o surfe como terapia. Eu me joguei de cabeça nisso assim que eu pude. Ajuda muito, é um alívio mental ficar sozinho, surfando, sem pensar o tempo todo no ferimento. É muito bom ficar lá e relaxar”, conta Daniel.
O especial mostra ainda depoimentos de pais de ex-soldados, que falam das dificuldades para retornar à antiga rotina e se queixam por seus filhos voltarem tão diferentes dos conflitos, com traumas, pesadelos e crises de estresse e agressividade. O telespectador conhece também algumas tecnologias que estão tornando possível a construção de próteses, subsidiadas pelo governo americano, para que os ex-soldados mutilados possam voltar a praticar suas atividades diárias.
O programa ‘Globo News Especial’ sobre os ex-soldados e combatentes dos conflitos do Iraque e do Afeganistão vai ao ar em dois episódios, nos dias 12 e 19 de junho, a partir das 20h30 na Globo News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário