domingo, 26 de junho de 2011

“Esquenta”: Regina Casé volta ao ar e telespectador prova que quer conteúdo e qualidade aos domingos

Escalado após inúmeros pedidos de telespectadores e vários elogios da imprensa especializada, a Globo levou ao ar neste domingo (26) uma edição temática do “Esquenta”. Era o momento de festejar o São João.
Tido como um projeto regional e de verão, a atração quebrou preconceitos e mostrou que é sim possível entreter de forma simples e saudável. O “Esquenta” vai contra seus concorrentes que no horário priorizam a encarnação do assistencialismo barato e corpos sarados. É um programa família, em todas as suas definições.
Regina Casé sabe muito bem falar a linguagem do povão. É o momento em que o vendedor ambulante, a empregada doméstica, a moça da laje, o pedreiro, a manicure do subúrbio, os jovens deixam o enfoque a qual sempre lhe foi destinado para serem os protagonistas deste show. O “Esquenta” cheira a festa na laje, e não é exagero. Pode entrar, puxe o banquinho e fique à vontade.
Após o recesso de março, – era previsto que a atração só voltasse em janeiro de 2012, mas devido ao sucesso uma edição junina foi preparada – o dominical voltou com todo o gás que preencheu o verão deste ano. Luan Santana, Aviões do Forró e Targino Gondin (autor do sucesso “Esperando na Janela”), Domingos Montagner, Marcelo Adnet e Dani Calabresa foram os convidados de hoje.
Falar de Regina Casé é chover no molhado. Dizer o que? Que Regina é uma das poucas apresentadoras que sabe falar com todos os públicos? Dizer que Regina transcreve o sentimento dos brasileiros de norte a sul? Dizer que Regina imprime um ritmo de “a casa é sua, pode entrar” que nenhum outro artista consegue? Dizer que Regina nos toca com sua emoção, pertinência artística e maturidade profissional? Não precisa né? Talvez faltasse falar apenas uma coisa. Com o perdão da palavra, Regina Casé é phoda.
Aos viúvos do “Esquenta”, grupo ao qual me incluo, resta esperar o verão de 2012 para matar a saudade. Até lá fica a boa lembrança de um programa que ocupa seu espaço de forma avassaladora e colorida.
É um erro da TV Globo aproveitar a atração como uma “simples” temporada de verão. “Esquenta” merece sim, um lugar fixo na grade do canal. Que a resposta do público dada nas redes sociais neste domingo sirva para alertar os executivos.
Alô Regina / É tão gente fina que sabe chegar / Em qualquer esquina / Lá na cobertura, na laje ela está / É quem domina /Porque tem a sina de ser popular… alô / Alôôôô rainha / Se vai ter churrasco, feijão, vatapá / Vai pra cozinha / Tem coisa gostosa de todo lugar / Traz a farinha / O camarão seco, o jambu e o fubá / E faaaaaaz verão / E hoje é domingo / Dia que o povão… agita! / Se liga, se encontra, faz conexão, twita / Ou pra se dar bem, ou pra botar alguém na fita / Bateria arrebenta, todo mundo comenta / Que feito pimenta, o programa domingo esquenta…
Em tempo
Exibido das 12h45 às 14h05, o “Esquenta” registrou média de 17 pontos com pico de 21. No mesmo horário o SBT foi vice com 10 pontos e a Record fechou em terceiro com 7.
Os números são prévios e poderão sofrer alteração em seu consolidado. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande São Paulo.
Por: João Paulo Dell’Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário