quinta-feira, 19 de maio de 2011

Papo de Bola: As estreias dos novos "Globo Esporte" locais

http://natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20110518135728.jpgNesta semana, a Globo lançou novas edições locais do "Globo Esporte".

Antes de mais nada, já digo: isto que lerão abaixo não é algo que farei com constância. Não será sempre que poderei acompanhar dez edições completas do "GE" - isto é, 8, pois duas (MG e BA) só tem os vídeos locais publicados; e neste começo de semana são sete para ver na íntegra pois o Grande Rio assistiu na segunda (16) e na terça (17) à edição nacional. São mais de três horas vendo "Globo Esporte".

Isto posto, segue abaixo um resumão das pautas das novas edições gaúcha, catarinense, paranaense, pernambucana e baiana, além das já tradicionais edições nacional e paulista, nestes dois primeiros dias. Dá para comparar jornal por jornal, como cada um se portou, como moldaram as pautas para seus interesses locais, enfim.

Em tempo: onde estiver "off" entre parênteses, é matéria e/ou nota coberta com locução dos próprios apresentadores. Também entre parênteses estarão siglas de profissionais já mencionados.

"Globo Esporte" de segunda-feira

Edição Nacional/RJ (Cristiane Dias)


Primeiro bloco (local do Rio): América Mineiro x Botafogo (off); Flamengo (Mauro Júnior); Fluminense (Eric Faria); etapa brasileira do Mundial de Surf (off); e Stock Car (Edson Viana). 

Segundo bloco: Gre-Nal (Alice Bastos Neves); as finais de MG, GO, SC e BA (off); gol de Santa Cruz x Sport (off); Ajax campeão, gols de Cristiano Ronaldo e "IFC" de Klose (off de Carol Barcellos); Masters de Roma (off); e falha na implosão do Mané Garrincha (off). 

Terceiro bloco: GP de Atletismo de Belém (off); Vasco (Carlos Gil); Santos x Corinthians (off); e clipe final de "Meteoro do Peixão", com Rodney da Pamonha.

Edição SP (Tiago Leifert)

Primeiro bloco: festa do Santos (Thiago Wiggert); e ao vivo com Edu Dracena e Zé Love (T.W.). 

Segundo bloco: falha na implosão do Mané Garrincha (off); Masters de Roma (off); e casamento de uma santista e um corintiano simultâneo à final (Andrei Kampff). 

Terceiro bloco: clipão de 13 minutos de Santos x Corinthians.

Edição RS (Paulo Brito e Alice Bastos Neves)

Primeiro bloco: Gre-Nal (A.B.N.); convidados do Inter, goleiro Renan, defensor Juan e auxiliar Julinho Camargo, no estúdio; e Maurício Saraiva comenta o Gre-Nal. 

Segundo bloco: gols da Segundona (off); gols das finais de MG, PE, SC e BA (off); Santos x Corinthians (Renato Peters); Maurício comenta a final paulista; Stock Car (E.V.); Masters de Roma (off); e GP de Atletismo de Belém (off). 

Terceiro bloco: Beira-Rio ao vivo (Fernando Becker); torcedores no Centro; e mais dos convidados no estúdio.

Edição SC (Suyanne Quevedo e Giovani Martinello)

Primeiro bloco: Cristiane Dias anunciando os apresentadores locais; clipe da final catarinense; decisão em versão cinema (off); a história do "GE" no Estado (Edmilson Ortiz); Figueirense (Emilim Schmitz); Santos x Corinthians (R.P.); e gols de MG e BA (off).

Segundo bloco: Gustavo Kuerten saúda o "GE" local; Avaí (E.O.); dia seguinte à final em Chapecó (Cleiton César); Gre-Nal (A.B.N.); e gols de GO e PE (off). 

Terceiro bloco: Chapecoense x Criciúma (Dolmar Frizon); Mauro Ovelha no estúdio; e clipe final da Chapecoense campeã mesclando a narração de Giovani e "é tetra!" de Galvão Bueno.

Edição PR (Jasson Goulart)

Primeiro bloco: imagens de aberturas antigas do "GE"; escalada com gritos de "é campeão!"; ao vivo com jogadores do Cianorte (Ana Albini); Cruzeiro x Atlético e Santa Cruz x Sport (Maíra Lemos e Sabrina Rocha); e gols de BA, SC e GO (off da Cristiane Dias). 

Segundo bloco: 5 gols de Alex na Turquia (foto do GloboEsporte.com); Coritiba (Janaína Castilho); Gre-Nal (A.B.N.); handebol em Londrina (Marcelo Rocha); Stock Car (E.V.); GP de Atletismo de Belém (off); e encontro da Copa 2014 em Curitiba (Alex Barbosa). 

Terceiro bloco: Santos x Corinthians (R.P.); Operário x Cianorte (Hélio Almeida); chamada de interatividade; e clipe final do Cianorte campeão do Interior.

Edição PE (Juliana Maggi)


Primeiro bloco: convidados do Santa Cruz, Everton Sena, Memo e Natan no estúdio; festa do Santa (Georgia Kyrillos); rua toda tricolor antes do jogo e rubro-negros chateados pelo vice; e gol do Sport campeão estadual de juniores. 

Segundo bloco: Everton Sena comentando a marcação em Marcelinho Paraíba; e gols em SP, RS, MG, BA, SC e GO (off). 

Terceiro bloco: Santa Cruz x Sport comentado pelos convidados; populares entrevistando ao vivo os convidados (Bruno Fontes); e clipe final do Santa Cruz campeão.

Edição CE (Mariana Sasso e Antero Neto)

Gols em GO e SC (off); Santa Cruz x Sport (S.R., creditada por engano como Georgia "Kirillos"); Vitória x Bahia de Feira (Marcos Carvalho); Cruzeiro x Atlético (M.L.); Santos x Corinthians (R.P.); Guarani x Horizonte (Cynthia Tavares); Masters de Roma (off); GP de Atletismo de Belém (off); Gre-Nal (A.B.N.); etapa brasileira do Mundial de Surf (Thiago Asmar); carreata do Ceará campeão (André Alencar); e Mauro Carmélio, presidente da FCF, no estúdio.

Edição MG (Letícia Renna)

16 minutos de assuntos locais dos 23 líquidos.

Edição BA (Thiago Mastroianni e Patrícia Abreu)

12 minutos de assuntos locais dos 23 líquidos.

"Globo Esporte" de terça-feira

Edição Nacional/RJ


Primeiro bloco (local do Rio): promessas dos quatro grandes cariocas (E.F.); e Botafogo (T.A.). 

Segundo bloco: melhores do Carioca (Marcelo Courrege); melhores de Mineiro, Gaúcho e Pernambucano (off de Clayton Conservani); e Fernanda Venturini de volta ao vôlei (off). 

Terceiro bloco: melhores do Paulista (Leonardo Bianchi); Liga dos Campeões do "GE" (Alex Escobar bancando o árbitro); e chamada da Revista Globo Esporte do Brasileirão.

Edição SP (Ivan Moré)
Primeiro bloco: São Paulo (Abel Neto); vivo com Alex Silva (Edgar Alencar); Palmeiras e Once Caldas (R.P.). 

Segundo bloco: Corinthians (A.N.); finais em MG, RS e PE (off); e Zagallo na Globo/SP (Marco Aurélio Souza). 

Terceiro bloco: melhores do Paulista (L.B.).

Edição RS

Primeiro bloco: melhores do Gaúcho (A.B.N.); M.S. comenta a seleção do Gaúcho; escalada; Internacional (Felipe Bueno); Paulo Roberto Falcão no estúdio; Grêmio (Glauco Pasa); e situação da Segundona (off). 

Segundo bloco: melhores de Mineiro, Carioca e Paulista (off); gaúchos na Liga Futsal (off); novos reforços do Cimed (Daniel Moreira Dias); e chamada da Revista Globo Esporte do Brasileirão. 

Terceiro bloco: charge do Inter campeão estadual; torcedora fanática do Inter em Santa Maria (Rafael Lopes); e Leandro Damião no estúdio.

Edição SC

Primeiro bloco: promoção camisa da Chapecoense; Avaí (E.S.); sonora de Giba; melhores do Carioca (off); e Joinville (Júlio Sodré). 

Segundo bloco: sonora de Bruninho; "Arquibancada Feminina" (com Laine Valgas, Karem Fabiani e Camille Reis, apresentadoras do jornalismo geral); e melhores do Paulista (off). 

Terceiro bloco: novos reforços do Cimed (Sandro Favero); Figueirense (D.F.); melhores do Gaúcho (off); melhores do Catarinense (E.O.); e vivo com Roni, do Criciúma (Douglas Nazário).

Edição PR

Primeiro bloco: escalada; Atlético (J.C.); paranaenses convocados pro Mundial Sub-17 (off); São Paulo (Ivan Andrade); lançamento de camisas de Atlético e Coritiba (off); e melhores de Paulista, Mineiro, Gaúcho e Pernambucano (off de Clayton Conservani, creditado como Alex Escobar, erro corrigido pelo Jasson). 

Segundo bloco: paranaenses na Liga Futsal (off); vivo do futsal de Cascavel e Marechal Rondon (Andressa Missio); Ceará (Luís Costa); Coritiba (Robson de Lazzari); e novos reforços do Cimed (D.M.D.).

Terceiro bloco: melhores do Carioca (M.C.); paranaense técnica da seleção de ginástica rítmica (Gisele Rech); e leitura de e-mails da audiência.

Edição PE

Primeiro bloco: Troféu Lance Final parte 1 (G.K.); contratações do Sport; Náutico (André Gallindo); agenda pernambucana na Série B; e Salgueiro (S.R.).

Segundo bloco: Santa Cruz (A.G.); e futsal sub-15 do Santa (A.G.).

Terceiro bloco: dispensas do Sport; e Troféu Lance Final parte 2 (G.K.).

Edição CE

Figurinos no Troféu Verdes Mares (Fernanda Vieira); melhores do Carioca (M.C.); Coritiba (R.L.); melhores do Paulista (L.B.); personalidades no Troféu Verdes Mares (L.C.); Troféu Verdes Mares (Alysson Oliveira); e clipe final do evento.

Edição MG

12 minutos de assuntos locais dos 23 líquidos.

Edição BA

12 minutos de assuntos locais dos 23 líquidos.

Curiosidades dos "GE" locais

- Todos os novos jornais tem créditos próprios, mas abertos com alguns nacionais, dos diretores da CGESP Luiz Fernando Lima, João Pedro Paes Leme e Marco Mora, mais o editor-chefe nacional Afonso Garschagen. Exceção é a edição pernambucana, toda com créditos próprios, imagino que por ser de emissora própria e não afiliada.

- Sintomas do fim da edição nacional: não há mais a chamada do "GE" de rede depois do oferecimento final da "TV Globinho"; e no primeiro intervalo não há mais chamada do "Jornal Hoje", na qual rola a junção de rede pós-blocos locais.

- A estreia da edição gaúcha teve alguns problemas, como abrir sem a abertura, direto no estúdio, com um "tá no ar!" do produtor vazando, e um novo plasma no estúdio ficou no escuro no primeiro bloco; a segunda edição passou sem qualquer contratempo; o logo colorido "ao vivo" fica na tela o tempo todo; e nesta terça, passaram a usar algumas cortinas musicais da rede durante a apresentação.

- Clipão de 13 minutos de Santos x Corinthians na edição paulista - muito bem feito, diga-se - usou cenas do jogo, da torcida no estádio e de torcedores vendo a partida em casa ou em locais públicos (vídeos que, no fim de semana, Tiago Leifert havia pedido à audiência no Twitter que enviados fossem), além de narrações de Cléber Machado, Oscar Ulisses (Rádio Globo) e Deva Pascovicci (Rádio CBN).

- Entrevista de Abel Neto com Alex, novo reforço do Corinthians, na edição paulista de terça-feira ganhou selo colorido de exclusividade.

- Pela Agência GE, reportagem dos reforços do Cimed/Florianópolis foi de Daniel Moreira Dias, do Sportv; já a edição catarinense teve reportagem própria de Sandro Favero, do Canal Rural (do Grupo RBS).

- Edição paranaense adota algumas "liberdades artísticas", como exibir reportagens gravadas da exibição em outros noticiários e até imagens do Sportv. Exemplos: clipe com gritos de "é campeão!" que abriu o jornal de segunda-feira usou narrações de Milton Leite, Jader Rocha e Eri Santos no Sportv/PFC; reportagens das finais mineira e pernambucana foram gravadas da exibição no "Bom Dia Brasil", com outras imagens sobrepostas aos créditos originais; também do "Bom Dia" foi gravado o VT com gols de outras finais com off da Cris Dias; e no jornal desta terça, a reportagem do São Paulo foi gravada do "Sportv News", com o logo do canal preservado, alguns GCs originais vazando e, na passagem do repórter, este crédito: "Ivan Andrade - Sportv News".

- Não é propriamente algo novo que faz a RPC TV. Em Porto Alegre, seja no atual "Jogo Aberto RS" ou no extinto "Toque de Bola", a Band usa direto gravações de matérias exibidas no "JA" nacional e outros jornais da rede, e também gravações de reportagens do "BandSports News".

- De todas as novas edições locais, a única que apresentou 99,9% de conteúdo local foi a de Pernambuco. Nestes dois primeiros dias, exceção aos gols das outras finais na segunda-feira, todo o restante foi dedicado ao futebol local.
 Na Telinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário