sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ação: Conheça projetos sociais em quatro estados neste sábado, dia 14

Conheça produtora social que tem objetivo de resgatar moradores de rua
O Ação, que a Rede Globo exibe neste sábado, dia 14, às 7h40, logo após o Globo Universidade, mostra um projeto de inclusão de moradores de rua através da arte que funciona em São Paulo.
Os participantes foram convidados a fotografar a cidade. E a partir daí dar um novo rumo na sua própria história. Durante um ano eles aprenderam a trabalhar com fotografia. O grupo de dez homens e mulheres já participou de 2 exposições e todos conseguiram sair da condição de rua. O projeto Trilha 2.8 montou uma produtora social e a segunda turma já está em andamento. A expectativa é de que todos saiam da condição de morador de rua.
Foi também a tecnologia que transformou a vida de pessoas em Fortaleza. Lá, funciona uma cooperativa, a Pirambu Digital, idealizada por jovens com o objetivo de democratizar o acesso à internet.
Em Pernambuco funciona o Centro Escola Mangue. A sede do projeto fica em Brasilia Teimosa, na região metropolitana do Recife. O projeto trabalha com as crianças no contra turno escolar, ensinando que é preciso salvar o manguezal, principal fonte de alimento para a vida marinha e fonte de renda para os pescadores. Para isso, crianças ajudam a replantar áreas degradadas e as mulheres fazem artesanato com matéria-prima do mar. O Centro Escola Mangue também se preocupa com a preservação da cultura e com a história de Pernambuco. As crianças têm aulas para aprender, por exemplo, o ritmo da percussão e do maracatu.
Na cidade de Limoeiro, na zona da mata pernambucana, fica o pontinho de cultura Galpão das Artes. Por lá, os voluntários reaproveitam materiais doados para reciclá-los e transformá-los em brinquedos para fazer a alegria das crianças da região.
O Ação é exibido aos sábados logo após o Globo Universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário