quinta-feira, 5 de maio de 2011

‘Tapas & Beijos’ investe no bom humor das solteironas

Daniel Boaventura contracenará com Andrea Beltrão. Foto: DivulgaçãoDaniel Boaventura e Andréa Beltrão em ‘Tapas & Beijos’
Foto: Divulgação
Mauro Trindade
Quem avisa é o IBGE: o número de casamentos caiu no Brasil, mais da metade das brasileiras estão sozinhas, se casam cada vez mais tarde e, no Rio de Janeiro, são mais numerosas: ganham em 360 mil. Esse é o ambiente de Tapas & Beijos, seriado da Globo assinada por Claudio Paiva com direção de Maurício Farias. No lugar do clã e agregados de A Grande Família, dos casais de Faça A Sua HistóriaSeparação?! e Os Normais, todas séries recentes da mesma emissora, agora é a vez de duas mulheres encabeçarem as alegrias e desventuras da vida de solteiras “ma non troppo”.
Claudio Paiva mistura de forma eficiente trabalho e casamento no enredo dessa comédia ligeira, sem grandes dramas e pequenas confusões de duas vendedoras de meia-idade de uma loja de vestidos de noiva. Como a situação civil e profissional é bem diferente dos programas citados acima, há mais situações a serem exploradas, especialmente porque Tapas & Beijosse passa em dos bairros mais complexos e variados do Brasil: Copacabana, que reúne em seus 101 quarteirões desde os restaurantes de luxo e os hotéis mais caros do Rio de
A despeito de que Sueli, de Tapas & Beijos, seja um pouco mais carinhosa que Marilda, de A Grande Família, não há grandes diferenças entre as personagens. O mesmo caso do Djalma, de Otávio Muller, de Armane, de Vladimir Brichta, ou de Chalita, de Flavio Migliaccio, para outros personagens que representaram. O que interessa é a empatia do público com estes tipos comuns, muito bem defendidos pelos atores. Uma lição que Chaplin, Fortino Reyes, Roberto Bolaños, Antonio de Curtis e Renato Aragão ensinaram com Carlitos, Cantinflas, Chaves, Totó e Didi Mocó. Grandes personagens permitem mais de uma encarnação. Em compensação, Fátima, de Fernanda Torres, está longe da surtada Fani, de Os Normais.
Em Tapas & Beijos, todos são personagens populares, do dia a dia das grandes cidades: a vendedora nem feia ou bonita sem sorte no amor, o dono de restaurante resmungão, o ex-marido sempre em dificuldades, o homem casado dividido entre a mulher e a amante. Quanto maior a cumplicidade de autor, diretor e elenco com o tema, maior é a simpatia do público pela série. É o que A Grande Famíliatem feito com enorme carinho pelos telespectadores há 10 anos. Amor com amor se paga.
Tapas & Beijos – Globo – Terças, às 22h15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário