sábado, 7 de maio de 2011

Patati Patatá estrela programa; leia opinião de outros palhaços

Patati e Patatá comandam a atração "Carrossel Animado"Quem ligar a TV pela manhã e sintonizar no SBT encontrará o programa "Carrossel Animado" de cara nova. Os palhaços do Patati Patatá, que vêm fazendo sucesso em shows e DVDs, estão no comando da atração.
Ao vivo, eles contam piada junto à banda formada por bonecos, apresentam desenhos animados voltados para crianças de dois a oito anos (como "Peixonauta" e "Flinstones Kids") e fazem brincadeiras por telefone, como charadas e adivinhações --os prêmios são produtos com a marca Patati Patatá.
A dupla surgiu nos anos 1980, quando gravou discos e apresentou programas na TV. Voltou à ativa com novos palhaços. Mas parece que o tempo não passou para eles. Roupas, canções que querem ensinar e forma de tratar o público soam antiquados. "Carrossel Animado" é exibido de segunda a sexta, das 7h às 9h, no SBT.
Palhaços ouvidos pela Folhinha não acharam graça na palhaçada. Confira algumas opiniões a seguir.
PAPO DE PALHAÇO
Arquivo Pessoal/Divulgação
Carla Candiotto, da cia. Le Plat du Jour
Carla Candiotto, da cia. Le Plat du Jour
"O programa subestima a inteligência das crianças, que têm senso crítico e precisam ser estimuladas com cultura, e não com consumo. Também desrespeita a figura do palhaço: apropria-se apenas do que há de mais superficial na personagem, do clichê."
CARLA CANDIOTTO, atriz do Le Plat du Jour
"Há excesso de tudo: maquiagem, figurinos, cenários, gestos e sorrisos forçados. Insistem na fórmula de tratar as crianças como bebês. Meu filho tem três anos e só gostou dos desenhos, ainda bem!"
CAFI OTTA, palhaço do grupo Namakaca
"A dupla [Patati e Patatá], assim como Bozo e Ronald Mc Donald, é estilizada ao máximo, sobrando pouco espaço para o artista que está por trás da máscara. Como figurinista, acho os figurinos muito exagerados. Cabelo de batata frita não dá! No caminho do exagero evidente tem o bordão: Patati Patatá seus melhores amigos! Acho apelativo."
CHRISTIANE GALVAN, palhaça da Cia. Vagalum Tum Tum
Divulgação
Fernando Paz, dos Doutores da Alegria
Fernando Paz, dos Doutores da Alegria
"A impressão que eu tive é de um programa de auditório convencional, versão 'tatibitati'. A dupla me lembra um conhecido palhaço da TV dos anos 80."
FERNANDO PAZ, palhaço dos Doutores da Alegria
"O programa funciona. Está dentro de um formato de programa conhecido e repetido desde sempre. Mas funcionar é o que o ser humano menos precisa neste momento da história. As coisas funcionam no automático, mas gente é pra surpreender."
LU LOPES, palhaça Rubra, do grupo Jogando no Quintal
Divulgação
Leandro Calado, da Cia. Mimi Calado
Leandro Calado, da Cia. Mimi Calado
"Confesso que torcia meu nariz para esse tipo de palhaço, mas, depois que me tornei pai, vi que Patati e Patatá têm um repertório para crianças do ensino infantil e buscam nas brincadeiras um fundo pedagógico. Gostei do uso das esquetes clássicas de circo. Talvez não agrade a marmanjos que já têm uma ideia estabelecida sobre o que é um palhaço, mas para o público-alvo infantil está bacana."
LEANDRO CALADO, palhaço da Cia. Mimi Calado
"Sobre o exagero em maquiagem, cenário e figurino, criança gosta do colorido. Quanto ao exagero de gestos, os palhaços nasceram assim. Não concordo que o programa estimule o consumo. As crianças adoram os brinquedos do Patati Patatá e ficam felizes ao ganhar."
PATATÁ
As crianças também opinaram sobre o programa.
"Pra crianças maiores seria um pouco bobo. Mas as crianças menores acho que vão gostar. Os palhaços não são muito engraçados. O mais legal do programa é a banda de bonecos."
GABRIEL SILVEIRA, 9
"O programa é bem engraçado, só que às vezes eles [Patati e Patatá] têm umas ideias na cabeça que não dá pra acreditar, de tão bobas. Os bonecos são legais. Mas no meio do programa parece que a gente está vendo outro programa, porque toda hora entram uns desenhos animados."
SOFIA AWAD ROXO DA FONSECA, 6
Folha.com

2 comentários:

  1. obrigado pelas mensagens de FELIZ ANIVERSARIO brigado.

    ResponderExcluir
  2. muito legal esse progama eles fala de deus!!!!!!!!! porque se eles fala de deus deus gosta porque se eles não fala de deus fica triste
    é muito chato sem fala de deus porque se elas não fala de deus então porque deus deu a boca pra eles o patati e o patata se eles não fala de deus vc vai perde tenpo aqui na terra vc tenque aproveita enquato vc está na terra é verdade

    ResponderExcluir