sexta-feira, 6 de maio de 2011

Globo Universidade acompanha primeiro curso de Luteria do Brasil

Construção e restauração de instrumentos musicais são tema do programa
Instrumentos de corda precisam de um cuidado especial em sua construção para que possam produzir o som ideal. O Globo Universidade deste sábado, dia 7, mostra que algumas universidades já estão formando profissionais especializados no assunto. A repórter Lizandra Trindade vai à Universidade Federal do Paraná (UFPR) conhecer o primeiro curso de Luteria do país. Em sala de aula, ela mostra que cada detalhe pode fazer a diferença na construção e restauração dos instrumentos de corda. A atração vai ao ar na Rede Globo às 7h15, logo após o Globo Ecologia.
Um dos desafios da luteria moderna é mostrado no quadro Mérito Acadêmico. Os instrumentos foram desenvolvidos por antigos mestres lutier, com base na intuição e na experiência. Hoje, os pesquisadores buscam desvendar os alicerces científicos das escolhas feitas por eles. Com este objetivo, o professor Thiago Freitas pesquisa como a madeira usada na construção pode influenciar o som produzido por instrumentos elétricos e conta ao programa como a ciência derruba mitos da área.
Já o Fora de Série mostra como os alunos do curso aprendem a lidar com o desenho técnico, fundamental para os moldes de cada instrumento. E o Eu Amo Meu Trabalho vai à oficina do lutier Leandro Mombach. Apaixonado pela construção de instrumentos musicais desde a infância, ele ajudou a fundar o curso da UFPR.
O Globo Universidade é exibido na Rede Globo aos sábados, às 7h15, logo após Globo Ecologia.

Um comentário:

  1. Conhecemos pessoalmente Leandro Mombach, excelencia em luteria, um grande mestre artesão, meu filho violinista seu grande fã. humildade em pessoa.

    ResponderExcluir